Projeto de Milton Vieira assegura aos avós e bisavós o direito de visitas

Iniciativa goza de amparo legal, porém o convívio entre avós e netos não é assegurado amplamente

Publicado em 28/6/2022 - 09:15

Brasília (DF) – O deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 1670/22, que altera o Código Civil Brasileiro para assegurar aos avós e bisavós o direito de visitas de acordo com os interesses deles e os da criança ou adolescente.

De acordo com o texto, o direito de visita estende-se a qualquer dos avós ou bisavós, em pelo menos um final de semana por mês, desde que previamente agendado com quem possui a guarda, em observância aos interesses da criança ou do adolescente.

Na justificativa do projeto, o deputado explica que o direito de visitas pressupõe o de conviver e avistar-se com os filhos, inclusive fiscalizando sua manutenção, a exemplo do genitor que, em virtude de acordo por ele firmado com o outro cônjuge ou de decisão judicial, não tiver a guarda da prole.

O parlamentar afirma ainda que o direito de visitas goza de amparo legal, porém o convívio entre avós e netos não é assegurado amplamente. “E embora a lei não as contemple de modo expresso, o direito de visitas entre avós e netos, resulta de princípios de direito natural, constituindo consequência natural de um relacionamento afetivo e saudável que traz benefícios para todas as partes”.

A Lei deverá entrar em vigor dois anos após sua publicação.

Texto: Érica Junot / Ascom – deputado federal. Milton Vieira
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend