Parabéns, pedagogo!

Artigo escrito por Maria Rosas, deputada federal pelo Republicanos São Paulo

Publicado em 16/05/2022 - 08:48

O Dia Nacional do Pedagogo será comemorado na próxima sexta, 20 de maio. A data homenageia os profissionais responsáveis pela educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes. E você sabe qual é a diferença entre pedagogo e professor?

O professor obtém conhecimento sobre conteúdos e metodologias de sua área de atuação. O pedagogo atua na escola, mas também em outros espaços não escolares (hospitais, empresas e institutos). Na área da gestão, o pedagogo vai atuar como um articulador com professores, projetos envolvidos, organização do tempo e do espaço, rotinas pedagógicas, promovendo formação continuada para pais e professores, fazendo uma ponte família-escola, trabalhando com os docentes em horas-atividade com estudos e planejamentos.

De forma geral, é o profissional especializado em educação. É ele que fornece apoio e orientação para a construção do conhecimento através do ensino e do aprendizado de qualidade. O pedagogo exerce um papel importantíssimo na formação dos indivíduos, já que prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a evolução da educação e do desenvolvimento do País.

Na Câmara dos Deputados, sou presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização no Brasil e titular da Comissão de Educação. Também sou professora e, ao longo da minha trajetória como educadora me relacionei com pedagogos. Com a experiência que obtive em salas de aula, posso dizer que melhorar o rendimento escolar e adquirir hábitos de estudo compete a todos os profissionais da escola. Quando o pedagogo se envolve nesse processo, há um fortalecimento das ações do professor, provocando ampliação do envolvimento do aluno e de suas responsabilidades. O aluno envolve-se mais, reconhecendo a necessidade de estudar, tendo em vista sua formação.

É o professor e o pedagogo que juntos, unem forças para que o aluno chegue muito mais longe. Por isso, apoio a elaboração de políticas públicas de valorização destes profissionais. Luto diariamente para que a educação seja uma garantia de todos, por um sistema de educação inovador e mais justo aos docentes e estudantes, especialmente, aos da rede pública de ensino.

Parabéns aos pedagogos do nosso País.

Artigo escrito por Maria Rosas, deputada federal pelo Republicanos São Paulo

 

Reportar Erro
Send this to a friend