"Não acredito em mudança no calendário eleitoral", diz João Roma

“Não acredito em mudança no calendário eleitoral”, diz João Roma

Para o deputado, mudar a data das eleições e prorrogar mandatos podem representar um risco para a democracia

Publicado em 12/05/2020 - 00:00

Brasília (DF) – O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) afirmou, nesta terça-feira (12), que não acredita em mudança no calendário das eleições deste ano e em prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O parlamentar ainda disse, durante live com o jornalista Osvaldo Lyra, que alterações neste sentido podem representar um risco para a democracia brasileira.

“Na democracia representativa, o poder de um agente político é dado pela população através de uma eleição. Depois, um artifício vai dizer que o mandato são seis anos e não quatro anos. Outra forma emanando poder que não o povo. Isso toca muito no quesito da democracia. Hoje a mudança seria pela pandemia, amanhã por uma crise econômica. Ocorreu coisa parecida na Venezuela. Então, o primeiro item para avaliar se a democracia está funcionando de maneira plena é o calendário eleitoral”, afirmou.

Para ele, somente haveria alguma alteração em caso de situação catastrófica no país devido ao avanço da Covid-19. “Mas eu não estou vendo chegar a esse ponto de movimento catastrófico, como ocorreu na Itália, uma situação extrema. Não acredito em prorrogação de mandato e em mudança no calendário. O tema é polêmico, e divide muitas pessoas. No Congresso já existem muitas visões para essa questão”, afirmou João Roma.

Texto e foto: Ascom – deputado federal João Roma
Edição: Agência Republicana de Comunicação – ARCO

 

Reportar Erro