Ministro João Roma participa de audiência pública na Câmara

Republicano destacou as ações da Secretaria Especial do Esporte no incentivo à atividade física

Publicado em 06/04/2021 - 09:46

Brasília (DF) – O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), participou, nesta segunda-feira (5), de audiência pública promovida pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. O evento debateu a importância do profissional de educação física na saúde preventiva e a essencialidade dessa profissão para o combate à pandemia do coronavírus.

João Roma enfatizou que o Ministério da Cidadania tem a Secretaria Especial do Esporte, que atua na política nacional de desenvolvimento da prática esportiva. “A atividade física é parte crucial no fortalecimento da imunidade, ação importante neste momento de pandemia. Como ministro, acho fundamental discutir esse tema para avançarmos na garantia da valorização da saúde, dos profissionais da área e das academias”, disse.

O ministro destacou que a Secretaria continua promovendo a qualidade de vida por meio do esporte, seguindo os cuidados de prevenção recomendados. João Roma disse ainda que buscará uma parceria com o Ministério da Saúde. “Eu me coloco à disposição para junto ao ministro Marcelo Queiroga discutirmos ações de incentivo a atividade física, com responsabilidade científica e técnica. Estamos em um momento que exige providências coletivas e união é fundamental”, destacou.

Ao ser questionado sobre a situação das academias esportivas, afetadas pelo isolamento social, o ministro João Roma explicou que elas devem receber socorro financeiro. “Nós temos a expectativa de um pacote do Ministério da Economia, assim como no ano passado, para que mais uma vez possamos editar medidas que possam dar um alívio às empresas. Vamos atuar tanto na flexibilização dos empregos, quanto em novos financiamentos e linhas de crédito”, finalizou.

A audiência pública também contou com a presença da diretora do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Juliana Rezende Melo da Silva; do presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Cláudio Augusto Boschi; do presidente da Associação Brasileira de Academias (ACAD), Ailton Mendes; e do representante da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do Conselho Federal de Medicina (CFM); Dr. Hesojy Gley Pereira Vital da Silva.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend