Maria Rosas quer debater vacinação contra Covid-19 para pessoas com deficiência intelectual

“Precisamos proteger aqueles que, em razão de suas condições, não são totalmente capazes de compreenderem os riscos aos quais estão expostos”, defende a deputada

Publicado em 30/03/2021 - 15:34

Brasília (DF) – A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou, nesta terça-feira (30), o Requerimento 4/2021 que propõe realização de audiência pública para debater a importância da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com deficiência intelectual. A solicitação tem coautoria da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP).

Deputada Maria Rosas/Foto: Douglas Gomes

Pessoas com deficiência intelectual podem apresentar transtorno de processamento sensorial, que é potencializado pelo uso da máscara de proteção individual. Nesta situação, este grupo, excetuado legalmente do uso de máscaras de proteção individual está mais vulnerável à contaminação do vírus.

“A audiência pública visa expor todas as razões pelas quais é imprescindível que pessoas com deficiência tenham direito à vacinação prioritária. Precisamos proteger aqueles que, em razão de suas condições, não são totalmente capazes de compreenderem os riscos aos quais estão expostos”, destacou a parlamentar.

Hoje, o Brasil registra mais de 300 mil pessoas com Síndrome de Down. O distúrbio genético, que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuais, frequentemente é associado à comorbidades que são fatores de risco para a Covid-19. Os problemas variam desde os imunológicos até alterações cardiológicas e obesidade.

Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Foto destaque: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Reportar Erro
Send this to a friend