Marcos Pereira promove debate sobre redução do Custo Brasil

Foram convidados parlamentares de São Paulo e a representante do Movimento Brasil Competitivo

Publicado em 16/06/2021 - 10:40

Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), recebeu a diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Tatiana Ribeiro, e parlamentares de diversas legendas do estado de São Paulo, nesta terça-feira (15), para debater o Custo Brasil e também maneiras de avançar na melhoria do ambiente de negócios do país. O encontro aconteceu na Liderança do partido e contou com a presença dos republicanos Roberto Alves, Vinicius Carvalho e Maria Rosas.

O MBC, em parceria com o Ministério da Economia, realizou um estudo que identificou 12 questões responsáveis pela elevação do custo Brasil. De acordo com o levantamento, atualmente o Brasil deixa de produzir um trilhão e meio de reais, o que em 2019, representava 22% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dentre os 12 pontos apresentados constam o financiamento, a infraestrutura, os insumos básicos, o ambiente jurídico regulatório, o pagamento de tributos e o acesso ao serviço público. “Observamos os principais gargalos do ciclo de vida de uma empresa e tomamos por base a média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico”, explicou Tatiana Ribeiro.

A pesquisa incluiu um mapeamento de proposições que tramitam no Congresso Nacional, das quais foram identificadas 715 propostas legislativas com potencial de reduzir o custo Brasil. No entanto, Tatiana Ribeiro alerta para o fato de que é preciso observar desde o processo de votação até a aplicação efetiva das leis para que se obtenha resultados, o que demanda um tempo considerável.

“É uma longa jornada. Mesmo as propostas que já foram implementadas, como o Marco Legal do Saneamento Básico e a Nova Lei do Gás, têm todo um processo até que resultem em mudanças relevantes na ponta”, afirmou.

Deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)

O deputado Marcos Pereira avaliou os dados apresentados e concluiu que a pauta da reunião se aplica à votação das novas leis tributárias. “Sem dúvida o foro adequado para discutir isso será a proposta da Reforma Tributária. Temos de ficar atentos a esses assuntos para que, no momento oportuno, trabalhemos para avançar”, disse.

Participaram da reunião, ainda, os deputados Vitor Lippi (PSDB-SP), Guiga Peixoto (PSL-SP), Jefferson Campos (PSB-SP), General Peternelli (PSL-SP), Herculano Passos (MDB-SP), David Soares (DEM-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Alexis Fonteyne (NOVO-SP) e o ex-deputado Carlos Zaim. Também estavam presentes: Robson Coivo, secretário de Trabalho, Turismo e Renda do Município de Sorocaba-SP; Roberto Matarazzo Braun, diretor de Relações Governamentais da Toyota; Bruno Ambrósio, gerente de Assuntos Governamentais da Toyota; Daniel Samuel, representante da Toyota; e Rafael Minatogawa, assessor do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Aerton Junio Xavier dos Santos

Reportar Erro
Send this to a friend