Ficar ileso a golpes exige atenção

Artigo escrito por Vinicius Carvalho, líder do Republicanos na Câmara

Publicado em 18/05/2022 - 13:54

A Receita Federal tem um alerta importante. Criminosos estão praticando um novo golpe contra os contribuintes que estão fazendo a declaração do Imposto de Renda. Com a proximidade do prazo final para entrega do documento, golpistas estão se passando pelo órgão para lesar quem está prestando contas ao Fisco.

É preciso cuidado ao receber e-mails que, embora pareçam, nada têm a ver com a Receita Federal. Os criminosos enviam mensagens tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição. Para enganar, utilizam imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita para os 100 anos do Imposto de Renda.

A mensagem enviada contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição. Nela, os golpistas informam os dados para recebimento da restituição via Pix.

O contribuinte precisa estar ciente de que a Receita não envia e-mails ou alertas com mensagens que possuam algum tipo de link. E em caso de dúvida, as pessoas devem confirmar as informações nos canais oficiais, como o Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br.

É importante lembrar que o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 termina no 31 deste mês. Pelo calendário de restituição, os pagamentos serão feitos em cinco lotes. O primeiro deles já no próximo dia 31.

Artigo escrito por Vinicius Carvalho, líder do Republicanos na Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend