Ely Santos quer garantir psicólogos entre os profissionais das escolas

Objetivo é contribuir para a promoção da saúde mental dos alunos nas escolas de todo o país

Publicado em 1/11/2023 - 16:47 Atualizado em 7/11/2023 - 10:38

Brasília (DF) – A deputada federal Ely Santos (Republicanos-SP) apresentou, nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei nº 5.296/23 para incluir o profissional de psicologia no quadro funcional das escolas de educação básica de todo o país.

A proposta pretende garantir que todas as escolas do Brasil tenham pelo menos um psicólogo em seu corpo de profissionais. “A presença desse profissional é relevantíssima e contribuirá significativamente para a promoção da saúde mental dos alunos”.

A intenção que é esses profissionais possam oferecer apoio emocional, identificar sinais precoces de problemas psicológicos e ajudar na prevenção de transtornos mentais, e assim, podem intervir e oferecer o suporte necessário, evitando que esses problemas se agravem ao longo do tempo.

A deputada justifica a proposta pelo aumento significativo nos últimos anos dos problemas relacionados à saúde mental entre os estudantes brasileiros. “Questões como ansiedade, depressão, automutilação e até mesmo suicídio têm se tornado mais frequentes entre os jovens, e é preciso agir para prevenir e tratar esses problemas”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, as escolas desempenham um papel fundamental na vida dos alunos, e a presença de profissionais de saúde mental como psicólogos pode ser crucial para atender a essas necessidades.
Ela lembra ainda que a saúde mental está diretamente ligada ao desempenho acadêmico. “Alunos que se sentem emocionalmente equilibrados e apoiados têm mais chances de obter melhores resultados escolares”, disse.

A presença de um psicólogo nas escolas pode contribuir para a redução de situações de violência e bullying, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para os estudantes, além de que desempenham um papel importante na orientação profissional dos alunos, ajudando-os a tomar decisões relacionadas à carreira de forma mais informada e consciente.

O texto aborda não apenas uma necessidade urgente de cuidar da saúde mental dos alunos, mas também reconhece o papel das escolas como locais de formação integral. “A presença de psicólogos nas escolas não apenas beneficiará os estudantes, mas também os professores, pais e a sociedade como um todo. Trata-se de um investimento no bem-estar das futuras gerações e na construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada”, concluiu Ely Santos.

Texto: Érica Junot / Ascom – deputada federal Ely Santos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend