Defesa: aprovado acordo entre Brasil e Israel

O republicano Aroldo Martins foi relator do texto que deu origem a mais uma cooperação entre os países

Publicado em 07/06/2021 - 16:59

Brasília (DF) – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do republicano Aroldo Martins (PR) ao Acordo de Cooperação em Questões Relacionadas à Defesa entre Brasil e Israel. A cooperação acontecerá por meio do intercâmbio de tecnologias, treinamento, visitas de navios e aeronaves militares, visitas mútuas de delegações e, ainda, facilitação de iniciativas comerciais relacionadas a materiais e serviços.

Aroldo Martins observa que, no que se refere à defesa, os israelenses têm destaque em todo o mundo. “É notório que o Estado de Israel dispõe de uma das forças armadas mais bem treinadas e equipadas do globo, sendo certo que todos os homens e mulheres elegíveis são convocados aos 18 anos e servem lado a lado em atividades de comunicação, de inteligência, de combate, entre outras”.

Israel ocupa a 5ª posição no ranking dos países que mais investem em segurança e defesa no mundo, destinando cerca de US$ 21,6 bilhões em tais atividades, o que corresponde a 5,9% do seu PIB. Além do acordo, assinado em Jerusalém, em 31 de março de 2019, foram assinados instrumentos de cooperação nas áreas de serviços aéreos, prevenção e combate ao crime organizado, ciência e tecnologia e um memorando de entendimento em segurança cibernética.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Liderança na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend