Esportistas serão incluídos dentro do programa Bolsa Atleta
Publicado em 10/7/2022 - 10:00
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (06), o Projeto de Lei nº 1153/2019 que incorpora o esporte de surdos entre as modalidades olímpicas e paralímpicas. O projeto também inclui a Confederação Brasileita de Desportos de Surdos (CBDS) ao Comitê Olímpico Brasíleiro (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Relatora da proposta na Comissão de Defesa dos Direiitos das Pessoas com Deficiência, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) destacou a importância da matéria e da inclusão do esporte surdolímpico dentro do programa Bolsa Atleta, do governo federal, que concede ajuda financeira para atletas de alto rendimento. “O objetivo é dar tratamento de igualdade nas diversas modalidades esportivas de inclusão das pessoas com deficiência. Atualmente, atletas surdos não participam das Paralimpíadas – disputado uma competição especial – e também não recebem incentivos, como bolsa-atleta”, explicou.
De acordo coma Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 500 milhões de surdos no mundo. A expectativa, é que até 2050, serão pelo menos 1 bilhão em todo o planeta. No Brasil, são 10,7 milhões de pessoas deficientes auditivos, sendo 54% são homens e 46% mulheres. Desses, 2,3 milhões tem deficiência severa.
Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Foto: Douglas Gomes
Foto: Douglas Gomes