Benes Leocádio, Ossesio Silva e Ronaldo Martins destacaram a importância dos homens e mulheres da Região Nordeste que contribuíram para o desenvolvimento de todo o país
Publicado em 5/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 23:30
Brasília (DF) – Em sessão solene para comemorar o Dia do Nordestino, os deputados federais Benes Leocádio (Republicanos-RN), Ossesio Silva (Republicanos-PE) e Ronaldo Martins (Republicanos-CE) destacaram a importância dos homens e mulheres da Região Nordeste que contribuíram para o desenvolvimento de todo o país.
“Esta data é uma forma singela de homenagear essa parcela significativa da população, composta por bravos guerreiros que ajudaram a construir não só um dos estados mais fortes do Brasil, que é São Paulo, mas também a nossa capital, Brasília”, disse Benes Leocádio.
Ossesio Silva que, apesar de nascido no estado do Rio de Janeiro, foi eleito por Pernambuco, também destacou seu apreço pela região. “Eu sou amigo e amante de Pernambuco. Tive a satisfação, a alegria e o prazer de ter exercido, em nome dos pernambucanos, dois mandatos como deputado estadual e, agora, o mandato de deputado federal, com mais de 65 mil votos”, afirmou.
O parlamentar chamou a atenção para o vazamento de óleo que contaminou as praias nordestinas. “Não posso deixar de lembrar que Pernambuco é um dos nove estados atingidos pela catástrofe que espalhou óleo pelo literal da região e aproveito para deixar aqui meu abraço aos pernambucanos”.
Ronaldo Martins fez sua homenagem em formas de verso ressaltando a cultura e as qualidades do povo nordestino. “Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser /Da minha cabeça chata, do meu sotaque arrastado/ Do nosso solo rachado, dessa gente maltratada/Quase sempre injustiçada, acostumada a sofrer/Mais mesmo nesse padecer eu sou feliz desde menino/Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser”, disse.
Saiba mais
Oficializado na cidade de São Paulo, por meio da Lei nº 14.952, de julho de 2009, o Dia do Nordestino está, há dez anos, sendo celebrado em todo o país. A data, 8 de outubro, foi escolhida em referência ao centenário de nascimento do poeta e escritor cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes