Bancada republicana ressalta cultura e força do Nordeste

Benes Leocádio, Ossesio Silva e Ronaldo Martins destacaram a importância dos homens e mulheres da Região Nordeste que contribuíram para o desenvolvimento de todo o país

Publicado em 5/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 23:30

Brasília (DF) – Em sessão solene para comemorar o Dia do Nordestino, os deputados federais Benes Leocádio (Republicanos-RN), Ossesio Silva (Republicanos-PE) e Ronaldo Martins (Republicanos-CE) destacaram a importância dos homens e mulheres da Região Nordeste que contribuíram para o desenvolvimento de todo o país.

“Esta data é uma forma singela de homenagear essa parcela significativa da população, composta por bravos guerreiros que ajudaram a construir não só um dos estados mais fortes do Brasil, que é São Paulo, mas também a nossa capital, Brasília”, disse Benes Leocádio.

Bancada republicana ressalta cultura e força do NordesteOssesio Silva que, apesar de nascido no estado do Rio de Janeiro, foi eleito por Pernambuco, também destacou seu apreço pela região. “Eu sou amigo e amante de Pernambuco. Tive a satisfação, a alegria e o prazer de ter exercido, em nome dos pernambucanos, dois mandatos como deputado estadual e, agora, o mandato de deputado federal, com mais de 65 mil votos”, afirmou.

O parlamentar chamou a atenção para o vazamento de óleo que contaminou as praias nordestinas. “Não posso deixar de lembrar que Pernambuco é um dos nove estados atingidos pela catástrofe que espalhou óleo pelo literal da região e aproveito para deixar aqui meu abraço aos pernambucanos”.

Ronaldo Martins fez sua homenagem em formas de verso ressaltando a cultura e as qualidades do povo nordestino. “Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser /Da minha cabeça chata, do meu sotaque arrastado/ Do nosso solo rachado, dessa gente maltratada/Quase sempre injustiçada, acostumada a sofrer/Mais mesmo nesse padecer eu sou feliz desde menino/Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser”, disse.

Saiba mais

Oficializado na cidade de São Paulo, por meio da Lei nº 14.952, de julho de 2009, o Dia do Nordestino está, há dez anos, sendo celebrado em todo o país. A data, 8 de outubro, foi escolhida em referência ao centenário de nascimento do poeta e escritor cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend