“Agenda da Câmara Americana de Comércio deve ser vista como prioridade”, diz Marcos Pereira

Republicano participou do lançamento do documento “Prioridades Legislativas 2023”, da Amcham Brasil

Publicado em 25/4/2023 - 14:12 Atualizado em 27/4/2023 - 10:20

Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), participou do lançamento do documento “Prioridades Legislativas 2023”, da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). O evento aconteceu nesta terça-feira (25), no Salão Nobre da Câmara, e contou com a presença do CEO da entidade, Abrão Neto, e do conselheiro da BMJ Consultores Associados, Welber Barral.

“O início de uma nova Legislatura sempre representa uma janela de oportunidade para que o Poder Legislativo promova o debate e a tramitação de pautas prioritárias. Reforço o meu comprometimento em contribuir para a aprovação das proposições listadas como prioritárias pela Amcham”, assegura Marcos Pereira.

O documento, intitulado Compromisso com o Brasil, elenca projetos e destaca os que devem ser aprovados com prioridade, divididos em quatro eixos – ambiente de negócios, sustentabilidade ambiental, comércio internacional e transformação digital.

Para o CEO da Amcham, Abrão Neto, a aprovação da Reforma Tributária é a mais importante das 22 matérias do documento que tramitam no Congresso. Ele também falou sobre a principal intenção da entidade. “Nós reconhecemos a relevância do Congresso Nacional para o desenvolvimento econômico, social e sustentável e essa agenda é uma contribuição para o debate democrático na busca de um país competitivo, sustentável, mais digital e mais globalizado”.

O conselheiro da BMJ Consultores Associados, Welber Barral, falou sobre o cenário internacional e em como o documento da Amcham pode contribuir. “Nós vamos passar, pelos próximos anos, por um cenário desafiador onde haverá uma lenta recuperação econômica, provavelmente com o crescimento da Ásia e recessão em alguns países. Isso vai levar a eventos internacionais que não controlamos”.

Na avaliação de Barral, é preciso pensar agora em estratégias que beneficiem o país e as empresas que aqui investem. “Temos uma lista de temas nos quais o Brasil tem que ser protagonista, que são as oportunidades refletidas nessas prioridades”, disse Barral, que já foi Secretário de Comércio Exterior do Brasil.

Por fim, o deputado Marcos Pereira enfatiza a importância da interação entre o setor empresarial e o Poder Legislativo, e reiterou apoio à agenda. “O nosso progresso econômico sempre foi uma das principais causas da minha vida pública”, afirma Marcos Pereira, que foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, presidiu a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Eletroeletrônica e a Frente Parlamentar José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção, além de ser um dos autores da atualização da Lei de Informática.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Najara Araújo

Reportar Erro
Send this to a friend