Senado aprova inclusão de Roraima na área de atuação da Codevasf

Relator do projeto, o senador Mecias de Jesus destacou os benefícios da Companhia em sua área de atuação

Publicado em 04/12/2020 - 09:02

Brasília (DF) – Relatado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o projeto de lei (PL 4.203/2020) que inclui as bacias hidrográficas dos estados de Roraima, Amazonas e Minas Gerais na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi aprovado no plenário do Senado Federal, na quarta-feira (2).

A proposta, de autoria do senador Carlos Viana, altera a lei que criou a Codevasf (Lei 6.088, de 1974) para ampliar a área de atuação da Companhia.

O senador Mecias de Jesus destacou evidentes benefícios da Codevasf em sua área de atuação envolvendo a revitalização de bacias hidrográficas, o desenvolvimento territorial e a irrigação.  Desta forma, para o parlamentar, a Companhia contribui de maneira significativa para a qualidade de vida da população das regiões atendidas.

“O estado de Roraima, apesar de ter apenas 15 municípios, têm regiões bastante distantes, de difícil acesso e que precisam urgentemente do apoio de uma companhia que tem liberdade como é a Codevasf para ajudar no desenvolvimento de cada região, além de melhor a qualidade da água e das condições socioeconômicas e ambientais”, destacou.

Os impactos da Companhia se refletem no aumento da produção agrícola, maior oferta de alimentos à população, ampliação da oferta de empregos diretos e indiretos e geração de renda estável, seja na zona rural ou na urbana. “Tenho certeza que com a aprovação da nossa relatoria, a população de cada município do estado de Roraima será diretamente beneficiada”, enfatizou o senador Mecias de Jesus.

A Codevasf foi criada em 1974 e era dedicada ao Vale do Rio São Francisco em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Texto e foto: Ascom – senador Mecias de Jesus

Reportar Erro
Send this to a friend