Wellington Moura propõe criação de programa estadual de tratamento da apneia do sono

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que cerca de 50% dos brasileiros se queixa da qualidade do sono e 33% tem apneia

Publicado em 15/12/2015 - 00:00

Wellington Moura propõe criação de programa estadual de tratamento da apneia do sono em SP
Wellington Moura destaca que uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que cerca de 50% dos brasileiros se queixa da qualidade do sono e 33% tem apneia

São Paulo (SP) – O deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 1540/2015, que institui o Programa Estadual de Tratamento da Apneia do Sono. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos brasileiros se queixa da qualidade do sono e 33% tem apneia. Esse distúrbio é causado por breves e repetidas interrupções da respiração durante o sono, e é causado por obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta de pelo menos 10 segundos de duração.

“Uma boa parte da população sofre com o problema e em muitos casos a pessoa não sabe que tem apneia. Por isso, precisamos estabelecer um programa que atenda a necessidade desta parcela da população do nosso estado”, disse Moura

Qualquer pessoa pode apresentar apneia do sono, até mesmo crianças. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver o problema, como ser do sexo masculino e ter mais de 60 anos de idade. Os homens, em geral, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres. O risco é maior para elas após a menopausa e também se estiverem acima do peso.

O Programa Estadual de Tratamento da Apneia do Sono, proposto pelo republicano, fará parte dos eventos e atividades da rede estadual da saúde e assistência social. Deverão ser realizados, em todo o Estado, atendimentos para diagnosticar o problema, para que o cidadão receba orientação e o encaminhamento para o tratamento.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Wellington Moura

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend