Waldir Canal defende o peixe no cardápio dos gaúchos

Ministro Crivella explicou como devem ser investidos os recursos no setor, durante visita ao Rio Grande do Sul

Publicado em 31/01/2013 - 00:00

Waldir Canal defende o peixe no cardápio dos gaúchos

Porto Alegre (RS) –No plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Waldir Canal (PRB) saudou o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, feito pelo ministro da Pesca, Marcelo Crivella, na sede da Colônia dos Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, que ocorreu no início desse mês de janeiro.

O parlamentar defendeu a inclusão do peixe no cardápio dos brasileiros e, principalmente dos gaúchos, “que se destacam pela produção, consumo e importação da carne bovina”; ao destacar a importância das proteínas do peixe à saúde dos cidadãos e defender o desenvolvimento e efetividade de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento do setor pesqueiro “para evitar a miserabilidade, vivida por milhares de pescadores que, em muitos períodos, vivem com um salário de R$80,00”.

Waldir Canal lembrou as informações fornecidas por Crivella ressaltando o investimento de R$ 4 bilhões em linhas de crédito para custeio e comercialização de pescado, oferecidos pelo Governo Federal, através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Conforme o vereador, “o incentivo ao consumo do peixe, para promoção da cadeia produtiva desse setor, já é um grande avanço”, observando que o Rio Grande do Sul foi destacado por Marcelo Crivella, potencial natural, para cultivo da pesca e produção de peixes; ao citar “que o Estado é beneficiado por água doce e salgada e, 15% das anchovitas brasileiras passam pelo Litoral Norte do gaúcho”.

Canal exaltou, ainda, que o Governo Federal, através do Ministério da Pesca, compra 30% da produção de anchovitas, para exportação; além disso, informa que através do Plano Safra, o Governo prevê um acréscimo de 30 a 40% a produção geral de pescado no Rio Grande do Sul até 2014; sendo que dos 18 mil pescadores desse Estado, há previsão de cadastramento para que  7 mil pescadores do Rio Grande do Sul, obtenham benefícios desse Plano.

O vereador Canal, que é reconhecido pelo trabalho em defesa dos pescadores e setor da pesca em Porto Alegre, festejou ainda, o anúncio de financiamento para inserção da aquicultura no sistema produtivo das famílias ribeirinhas de baixa renda, “visando atender os pescadores que não estiverem satisfeitos com suas produções, no rio ou no mar”, esclarece o vereador que assume seu segundo mandato, nessa cidade.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Waldir Canal
Foto: Tonico Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro