Vinicius Carvalho debaterá competência policial para a lavratura do termo circunstanciado

De acordo com o parlamentar, essa dúvida acerca da competência policial para a lavratura do termo tem levado algumas decisões que anulam o procedimento penal

Publicado em 28/11/2017 - 00:00

Vinicius Carvalho debaterá competência policial para a lavratura do termo circunstanciado
De acordo com o parlamentar, essa dúvida acerca da competência policial para a lavratura do termo tem levado algumas decisões que anulam o procedimento penal

Brasília (DF) – Por sugestão do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realizará audiência pública nesta terça-feira (28) para debater qual autoridade policial (civil ou militar) tem competência para lavrar o termo circunstanciado em casos de crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, com pena inferior a dois anos. Trata-se da emissão do documento que descreve a ocorrência policial. 

De acordo com o parlamentar, essa dúvida acerca da competência policial para a lavratura do termo tem levado algumas decisões que anulam o procedimento penal. “Não podemos deixar que divergências de posicionamento tragam prejuízos à segurança pública. Esta audiência tem o objetivo de ouvir especialistas e operadores do direito para possibilitar uma visão final sobre a questão”, adiantou o republicano.

Segundo o artigo 69 da Lei 9.099/1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, a autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência lavrará o termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor, as circunstâncias do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.

Foram convidados para participar do debate o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Alberto dos Santos Cruz, o presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público, Antônio Pereira Duarte, o juiz Titular do Departamento Técnico de Inquérito Policial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Dipo-SP), Antonio Maria Patiño Zorz, dentre outros.

O debate acontecerá nesta terça-feira 28, às 16h30, no plenário 6, do Anexo II, da Câmara dos Deputados.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend