Vereadora Rogéria Santos propõe Rede Municipal de Proteção Animal

Republicana alerta que há cerca de 200 mil cães vivendo em situação de abandono na capital baiana

Publicado em 16/2/2017 - 00:00

Republicana alerta que há cerca de 200 mil cães vivendo em situação de abandono na capital baiana


Salvador (BA) –
A vereadora Rogéria Santos (PRB) defende a criação da Rede Municipal de Proteção Animal no município de Salvador, na Bahia. O objetivo é promover o planejamento, execução, acompanhamento e controle, a fim de evitar abandonos, crueldades, maus-tratos e toda forma de violência, doenças, acidentes e descontrole populacional de animais.

De acordo com a Associação Célula Mãe, há cerca de 200 mil cães vivendo em situação de abandono na capital baiana. A entidade atua desde 2004 desenvolvendo campanhas educativas e movimentos em prol da castração em massa para controle reprodutivo e redução da superpopulação de animais em Salvador e região metropolitana.

“A criação da Rede Municipal de Proteção Animal é uma questão de saúde pública. A causa animal é latente em Salvador, basta olhar para as nossas ruas que nos deparamos com o cenário atual. Recentemente, flagramos no centro histórico de Salvador aproximadamente 10 cachorros abandonados, comendo lixo e passeando sem destino. A criação dessa rede visa exatamente o controle do abandono de animais, o cuidado, a efetivação e eficácia de políticas que contemplem os animais”, afirmou a vereadora.

A proposta funcionará como uma articulação de organizações não-governamentais devidamente legalizadas, de pessoas físicas, de pessoas jurídicas de direito público e privado, de organizações multilaterais legalizadas, de estagiários, de voluntários, de protetores e de membros de instituições de proteção animal devidamente legalizadas, dos que atuam direta e indiretamente pela promoção, proteção e defesa dos animais.

“Gostei da ideia do projeto. A criação da Rede Municipal de Animais deve ser uma prática que contemple todos os animais, principalmente aos animais carentes e vulneráveis. É importante também trabalhar com a conscientização da população com relação aos cuidados com animais e com o controle desta população”, explicou Janaína Rios, Fundadora e Coordenadora Voluntária da Associação Célula Mãe.

Sendo supervisionada pela Secretaria de Saúde, a proposição contará com a política de apoio e de arrecadação de produtos para a prestação de serviços, bem como, cessão de imóveis, junto aos articuladores. Assim também, contará com os recursos orçamentários e financeiros que já integram a proposta anual da Secretaria de Saúde.

Caberá a Rede Municipal de Proteção Animal promover a celebração de convênios com Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, para a admissão de estagiários. Desta forma, o projeto também incrementará a inserção de estudantes universitários no mercado de trabalho.

“Esse projeto será estruturado, de forma que possamos contar com a contribuição de estudantes universitários, da área de medicina veterinária e áreas afins. O nosso objetivo é unir forças para controlar e massificar a extinção do abando de animais em Salvador”, finalizou a vereadora do PRB.

Texto e foto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend