Vereador do PRB se reúne com prefeito de Taubaté

Nunes Coelho conversou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos que deverá ser implantada em todos Brasil até 2014

Publicado em 03/04/2013 - 00:00

Vereador do PRB se reúne com prefeito  de Taubaté
Nunes Coelho conversou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos que deverá ser implantada em todos Brasil até 2014

Taubaté (SP) – Em conversa com o prefeito Ortiz Junior, o vereador Nunes Coelho (PRB-SP) expôs sua preocupação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que precisa ser implantada nos municípios até 2014. “Sabemos que essa exigência existe desde agosto de 2010, porém observamos que na gestão anterior nem um passo foi dado, hoje precisamos, juntos com o Executivo, recuperar o tempo perdido”, afirma o parlamentar.

De acordo com o site do Governo Federal, cada brasileiro produz em média cerca de 1 quilo e 100 gramas de lixo por dia. E grande parte desses resíduos vai para os lixões, que deverão ser extintos em 2014, ou seja, são descartados de maneira inadequada. Outros dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) aponta que em 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados. A PNRS tem como objetivo reduzir os gastos das prefeituras, e ampliar sua capacidade de investimentos em sistemas de redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos.

De acordo com Nunes Coelho, a cidade de Taubaté enfrenta problemas carecem de uma solução, como, descarte irregular de entulhos, a falta de um aterro sanitário entre outros. Além de se resolver o problema dos resíduos domésticos, de construção, de demolição e suas destinações, é imprescindível que os catadores de materiais recicláveis sejam inclusos em todo e qualquer plano diretor.

Em conversa com o prefeito, o vereador apresentou um relatório de ideias e demandas com vistas a colaborar com a cidade. O prefeito, que já está se movimentando em relação a elaborar um Plano Diretor para Taubaté, aceitou com entusiasmo as sugestões de Nunes Coelho, e solicitou uma reunião imediata do Vereador com o Secretário de Serviços Públicos Alexandre Magno, para partilhar as propostas.

“Para uma cidade limpa, é preciso uma série de ações em conjunto, sistema de coleta, educação ambiental entre outras. Mas precisamos de um Plano Diretor de Resíduos para dar as diretrizes e estabelecer metas”, concluiu o Vereador Nunes Coelho.       

Fonte e foto: Ascom Nunes Coelho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro