Vavá Martins apresenta projeto para aumentar cardumes de rios e lagos

O deputado Vavá Martins defende que é preciso revitalizar os rios e lagos com aumento da população de peixes e ações ambientais para recuperar a vida nestes locais

Publicado em 01/05/2019 - 00:00

O deputado sustenta que as degradações ambientes tem acabado com a vida nos risos e lagos

Brasília (DF) – O deputado federal Vavá Martins (PRB-PA) protocolou, na última quarta-feira (24), em parceria com a Deputada Aline Gurgel (PRB-AP), o Projeto de Lei 2497/2019, que trata da revitalização de rios e lagos, com o aumento do número de peixes nestes ambientes. De acordo com o parlamentar, a população de peixes está cada vez mais escassa, devido a poluição, a pesca predatória, e os barramentos provocados por hidrelétricas, que impedem a ascensão migratória de peixes.

A medida consiste na liberação de um ecossistema de alevinos originários de cativeiro. “O principal objetivo é proteger as espécies que estejam extintas, ou em processo de extinção, como é o caso do que acontece atualmente nos rios do Amapá, onde a população dos rios esta comprometida”, destacou o republicano Vavá Martins.

Vários fatores precisam ser levados em consideração, por isso a orientação é o primeiro passo e o poder público, deverá difundir as informações sobre a estatística pesqueira no local e a época de reprodução das espécies, além da disponibilidade de alimento, predadores e todos os fatores que possam comprometer o sistema de reprodução.

O Projeto aguarda definição das comissões temáticas da Câmara dos Deputados, onde serão analisados a constitucionalidade e o mérito da proposta pelo deputados federais. Depois de aprovada na Câmara, a proposta será enviada para o Senado Federal.

Texto e foto: Ascom – Deputado Federal Vavá Martins
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro