Câmara de Itatiaia aprovou duas indicações do vereador do Republicanos que tratam da gestão de resíduos sólidos no município
Publicado em 12/9/2019 - 00:00
Itatiaia (RJ) – A Câmara Municipal aprovou na semana passada, por unanimidade, duas indicações do vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho (Republicanos), que tratam da gestão de resíduos sólidos no município.
A Indicação de nº 882/2019 solicita ao Executivo a criação de uma campanha na Rede Municipal de Ensino sobre gestão de resíduos sólidos e a Indicação nº 884/2019 discorre sobre a elaboração e implantação de um plano de gerenciamento destes resíduos, além da criação de ecopontos pela cidade.
“Precisamos fomentar a mudança comportamental das pessoas com relação ao descarte do lixo. Participamos do Seminário ‘Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos nas Escolas’ e vimos como a prática nas Escolas Municipais Benedito Barbosa da Silva, do Vale do Pavão, e Joaquim Miguel dos Santos, de Maromba, estão fazendo a diferença, por isso a sugestão de uma campanha nas escolas. As ferramentas e estratégias apresentadas pelas escolas podem transformar as crianças em agentes ambientais que fazem a diferença em sua comunidade ao difundir as práticas vivenciadas no cotidiano escolar”, explicou Vaninho, que é presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na Câmara de Itatiaia.
Define-se como resíduo sólido tudo aquilo que normalmente chamamos de lixo. Portanto, ele é qualquer matéria sólida ou semissólida produzida pelo homem e pela natureza. Além do sistema tradicional de coleta, é preciso adotar soluções para o descarte de cada tipo de resíduo e educar a população para descartar corretamente o seu lixo, evitando a contaminação do solo e a proliferação de insetos e bactérias.
Texto e foto: Ascom – vereador Vaninho
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.