Tia Ju defende apoio financeiro a programa de disque denúncia no RJ

Central de atendimento especializada foi criada para receber, armazenar e encaminhar às forças policiais informações sobre crimes diversos

Publicado em 22/10/2019 - 00:00

Tia Ju defende apoio financeiro a programa de disque denúncia no RJ
Central de atendimento especializada foi criada para receber, armazenar e encaminhar às forças policiais informações sobre crimes diversos

Rio de Janeiro (RJ) – A deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ) é co-autora da Indicação Legislativa n⁰ 173/2019, que solicita a renovação de convênios com a finalidade de apoiar financeiramente o programa Disque Denúncia. O serviço, pioneiro no país, é uma central de atendimento especializada em atender a população, criada para receber, armazenar e encaminhar às forças policiais informações sobre crimes diversos.

Há 24 anos o programa já soma mais de 2,5 milhões de denúncias cadastradas. Este ano, até setembro, o número de denúncias chegou a quase 76 mil. A central de atendimento foi responsável por informações que levaram a soluções de casos famosos, como a morte do jornalista Tim Lopes e do menino João Hélio. Contudo, o Disque Denúncia não é um serviço governamental – é uma iniciativa do Instituto Movrio, uma entidade privada e sem fins lucrativos, totalmente financiado por empresas através de parcerias, contribuições e convênios.

“Cerca de 60% dos gastos do programa eram financiados pelo poder público estadual até 2016, mas desde então os recursos deixaram de ser repassados e com isso a central deixou de funcionar 24 horas e também aos domingos e feriados. A restrição fez com que o número de denúncias tivesse queda de quase 40%, comparado com a média dos últimos dez anos. Espero que o nosso governador, Wilson Witzel, entenda a importância deste serviço e colabore para garantir a manutenção de um dos instrumentos mais importantes na resolução de crimes no estado do Rio de Janeiro, nos últimos 20 anos”, finalizou Tia Ju.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro