Tânia Bastos participa da II Caminhada pela Conscientização do Autismo

Republicana destacou a parceria entre a sociedade civil, Câmara dos Vereadores e Prefeitura do Rio.

Publicado em 15/4/2015 - 00:00

Tânia Bastos participa da II Caminhada pela Conscientização do Autismo
Segundo a vereadora, a expectativa é que em até dois anos toda a rede municipal de saúde esteja pronta para prestar o atendimento às pessoas com autismo.


Rio de Janeiro (RJ) –
 A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) participou, no último domingo (12), da caminhada em prol da conscientização do Autismo, na Praia da Bica, na Ilha do Governador, zona Norte do Rio de Janeiro. O evento, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) contou com a participação de mais de duas mil pessoas.

De acordo com o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), o número de pessoas atingidas cresce cada vez mais. Em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Atualmente a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas (números americanos). No Brasil, não há estatística oficial, mas levantamentos apontam que são dois milhões de autistas no país.

Para a integrante do “Grupo de Pais CompartIlha”, Elaine Brandão, o objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade civil e autoridades para garantir os direitos e informar a população sobre os sintomas do transtorno. “Meu filho era uma criança normal e, por volta de um ano e sete meses, ele começou a regredir na linguagem. Ele se fazia de surdo, começou a andar na ponta dos pés e eu não conseguia enxergar que ele tinha um problema. Sabemos que o diagnóstico precoce é essencial para o desenvolvimento do autista, por isso, nós focamos neste trabalho de divulgação do transtorno”, contou.

Considerada a madrinha do Autismo, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), destacou os avanços das políticas públicas. “Hoje estamos vivendo um momento histórico, pois a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou a capacitar os profissionais da Clínica da Família Assis Valente e também implementou o protocolo de atendimento para diagnosticar e tratar o autismo. A expectativa é que em até dois anos toda a rede de saúde esteja pronta para prestar o atendimento. Isso é fruto da parceria entre a sociedade civil, que se mobiliza através destes movimentos, da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura do Rio. Somente trabalhando em conjunto poderemos continuar conquistando serviços públicos de qualidade”, explicou Tânia.

O evento contou com o apoio da Prefeitura do Rio, Subprefeitura da Ilha, Aguadeiros da Cedae, Guarda Municipal, PM, Bombeiros, professores e alunos da Unisuam, equipe de capoeira do mestre Huck, Associação de Ciclistas da Ilha, 11ª Coordenadoria de Educação, entre outros.

Texto: Vanessa Santana / Ascom – vereadora Tânia bastos
Foto: André Barbosa
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend