Tânia Bastos defende recolhimento compulsório no combate às drogas

Parlamentar comenta que problema compromete não só usuários, mas a cidade também é atingida

Publicado em 30/10/2012 - 00:00

30_10_12_municipios01_rj_tania_bastos_recolhimento_compulsorio_drogas002
Parlamentar comenta que problema compromete não só usuários, mas a cidade também é atingida

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos (PRB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para parabenizar e apoiar o prefeito Eduardo Paes pela iniciativa de adotar o recolhimento compulsório dos adultos dependentes químicos de crack.

Segundo a parlamentar, a medida que já é adotada com crianças e adolescentes deve ser implementada o mais rapidamente possível. “A droga, segundo especialistas, interfere na área do cérebro que afeta a tomada da decisão, ou seja, o dependente químico não tem capacidade de buscar tratamento, por isso, o Estado deve intervir, promovendo a defesa da vida”, disse.

Tânia Bastos ressaltou ainda a importância da integração das secretarias para buscar uma solução para o problema. “A Assistência Social sempre trabalhou sozinha, mas nunca foi suficiente. Quando eu fui coordenadora da assistência, no governo Cesar Maia, eu vivi isso. É o famoso enxugar gelo, pois o combate às drogas é de ordem social, global e urbana. Não está mais comprometendo somente o usuário, mas, a cidade, que sofre”, afirmou ela.

A parlamentar disse sobre a necessidade de ações urgente e de investimento em mais infraestrutura. “Não podemos esperar mais. Precisamos da solidariedade de todos para elaborar um plano de ação emergencial, a fim de garantir o direito à saúde, mediante políticas sociais e econômicas que visem à proteção dos cariocas. Agora é necessário que esta iniciativa de relevância pública seja efetiva. O próprio prefeito reconhece a falta de estrutura adequada para dar conta de tantas internações forçadas, e anunciou que irá realizar um estudo para saber quais regiões onde serão instaladas novas clínicas de tratamento e a reforma das já existentes. Então, a sociedade aguarda que essa atitude seja tomada o mais rapidamente possível para que o Rio de Janeiro honre realmente o título de Cidade Maravilhosa”, concluiu Tânia Bastos.

Texto: Ascom – vereadora Tânia Bastos
Fot: Alessandro Costa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend