Especialistas afirmam que a emissão da fumaça do óleo diesel pode causar problemas de saúde.
Publicado em 26/11/2013 - 00:00
Salvador (BA) – O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, o documento que indica ao governador do Estado, Jaques Wagner, a fiscalização adequada para o cumprimento da Resolução 452/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata sobre a emissão dos gases de escapamento dos veículos automotores. A frota de veículos que funciona a diesel no Estado da Bahia, fabricada até 2005, é superior a 182 mil unidades, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).
Segundo especialistas, a emissão da fumaça do óleo diesel provocada pela combustão dos veículos pode causar problemas de saúde, desde doenças respiratórias e cardiovasculares e até mesmo, o câncer.
Estudos realizados no país sobre a poluição do ar e a emissão de gases poluentes provocados por veículos que não possuem injeção eletrônica, apontaram que 10% da frota de carros são movidos a diesel sendo responsável por cerca de 50% da poluição, emitindo monóxido de carbono e outros resíduos de petróleo e metais prejudiciais a saúde.
Segundo o presidente do Instituo Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy, os veículo com motores a diesel emitem 80 vezes mais óxido de nitrogênio por quilômetro rodado e liberam oito vezes mais partículas sólidas que os motores a gasolina. Cerca de 40% da frota de caminhões em circulação no Brasil, aproximadamente um milhão de veículos, têm mais de 20 anos de uso e ainda não contam com injeção eletrônica.
Salvador possui seis estações de monitoramento do ar, que sinalizam que o ar da cidade é de boa qualidade, segundo a Cetrel, empresa responsável pelo serviço. No entanto, as estações estão localizadas em pontos bem arborizados da cidade, fator que o parlamentar considera interferir nos índices de qualidade.
Levando em conta os riscos à saúde e a importância de manter uma cidade “saudável” para as futuras gerações que o parlamentar apresentou a indicação nº 20.504/2013, propondo a fiscalização do cumprimento das leis ambientais e da resolução que trata da emissão de gases poluentes, proporcionando ao Estado da Bahia uma diminuição nos índices de doenças ligadas à má qualidade do ar.
Texto e foto: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.