Seminário sobre regularização fundiária abre com debates e palestras em Caxias do Sul

“A regularização fundiária é um assunto que está na ordem do dia na administração municipal”, disse o prefeito Daniel Guerra (PRB), na abertura do evento

Publicado em 10/11/2017 - 00:00

Seminário sobre regularização fundiária abre com debates e palestras em Caxias do Sul
“A regularização fundiária é um assunto que está na ordem do dia na administração municipal”, disse o prefeito Daniel Guerra (PRB)

Caxias do Sul (RS) – O seminário “Regularização Fundiária – À luz da nova legislação”, promovido pela prefeitura e pelo Poder Judiciário, começou, na quinta-feira (9), no auditório do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O prefeito Daniel Guerra (PRB) participou da abertura do evento, junto com outras autoridades, como o diretor do Foro de Caxias do Sul, Sílvio Viezzer; o promotor de Justiça, Adrio Gelatti; o representante do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul, Marcos Cunha Lima; e o representante do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Paulo Ricardo de Ávila.

Na sua fala, o prefeito destacou a importância do tema para o desenvolvimento do município. “A regularização fundiária é um assunto que está na ordem do dia na administração municipal. E na união desses esforços aqui presentes, não há dúvida que a nossa cidade avançará e crescerá. Meu muito obrigado por estarmos todos juntos por essa causa”, completou o prefeito.

O diretor do Foro de Caxias do Sul, Sílvio Viezzer, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização do seminário. “Essa será uma grande oportunidade para discutirmos a regularização fundiária nas várias esferas e abordando diversos pontos de vista. Que todos aproveitem e possam utilizar as informações aqui discutidas no dia a dia de seus trabalhos”, desejou Sílvio.

Durante esses dois dias, o seminário discute os aspectos judiciais, registrais, urbanísticos e ambientais relativos à nova legislação de regularização fundiária. A palestra que abriu a programação foi a da professora e doutora em Planejamento Urbano e Regional, Betânia Alfosin, da Fundação da Escola Superior do Ministério Público. Ela falou sobre o “Balanço das alterações no marco legal da regularização fundiária no Brasil” e respondeu a perguntas do público. Nesta quinta-feira, os debates seguem até as 20h.

O evento encerra nesta sexta-feira (10/11), com palestras e debates de especialistas na área no município e no estado. O seminário “Regularização Fundiária – À luz da nova legislação” é realizado pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), UCS, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça e Serviços Notariais e Registrais de Caxias do Sul.

Confira a programação desta sexta-feira:

Dia 10/11 – Sexta-feira

9h – Alternativas jurídicas para regularização fundiária – Fábio Scopel Vanin, FSG
9h45 – Importância dos critérios da jurisdição voluntária na regularização fundiária – Carlos Cini Marchionatti, desembargador
10h30 – Usucapião extrajudicial: consolidação normativa notarial e registral – Ricardo Kollet, Colégio Notarial do RS
Mediador: João Pedro Lamana Paiva, Fundação ENORE

11h15 – Espaço para debates
Mediador: João Pedro Lamana Paiva, Fundação ENORE

12h – Intervalo

14h – Planejamento Urbano e Ordem Urbanística – Adir Ubaldo Rech e Carlos Eduardo Pedone, Universidade de Caxias do Sul
15h – Desafios jurídicos e registrários da regularização fundiária – Vanêsca Buzelato Prestes, PGM de Porto Alegre
16h – Importância do direito urbanístico na regularização fundiária – Elaine Adelina Pagani, OAB
Mediador: Ádrio Gelatti, promotor de justiça

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro