Semana Republicana – 7 de março de 2020

Confira os destaques do Semana Republicana: Encontro do Mulheres Republicanas, comissão especial das startups e reunião do partido sobre a reforma política

Publicado em 09/03/2020 - 00:00

O Republicanos promoveu na terça-feira, dia 3, o segundo encontro do Fórum de Discussão da Reforma Política.

>A reunião contou com a participação de especialistas, lideranças da Executiva Nacional e dos deputados federais Silvio Costa Filho e Ossesio Silva de Pernambuco, e Julio Cesar Ribeiro do Distrito Federal.

O grupo de trabalho tem a missão de preparar uma proposta consistente para a reforma política, antecipando as discussões no partido e evitando os problemas de um projeto debatido muito próximo das eleições.

“Hoje, foi a nossa segunda discussão. Penso eu que foi o debate, ele foi muito mais rico, muito mais produtivo, trouxemos vários elementos. Uma discussão sobre o sistema Distrital, sobre o Distrital Misto, sobre o Distritão”, afirmou o presidente da FRB, Renato Junqueira.

“O Republicanos está dando uma prova de maturidade no sentido de contextualizar bem esse debate. Em vários momentos da história do Brasil, a questão da Reforma Política veio como uma solução para crises. E desta vez, sem que nenhuma crise esteja acontecendo, o Republicanos decidiu encampar essa discussão a partir de onde ela deve começar: Qual o problema do Brasil? Qual o problema do sistema político?”, destacou o cientista político, Leonardo Barreto.

“Nós temos aqui uma comissão técnica que entende e que está disposta a discutir com profundidade, com dimensão, a realidade do sistema eleitoral, e diversas outras regras que precisam ser questionadas”, ressaltou o cientista político, Fábio Vidal.

Um terceiro encontro será realizado em abril. O resultado do Fórum será apresentado para a Executiva Nacional do partido.

A comissão especial que analisa o projeto do Marco Legal das Startups, presidida pelo deputado federal João Roma da Bahia, realizou a primeira audiência pública.

O debate foi realizado na quarta-feira, dia 4, e tratou sobre medidas para facilitar investimentos e medidas regulatórias para incentivar e dar segurança jurídica a investidores no setor.

“Um tema que realmente poderá, não só contribuir para novos empreendimentos, para dar emprego e ocupação para uma grande parcela da nossa população, como também ser um agente modernizante nas compras públicas, na relação entre o Estado e o cidadão”, defendeu o deputado João Roma, presidente da Comissão Especial das Startups.

A comissão especial das startups prossegue com audiências públicas nos próximos dois meses. São esperados debates sobre as relações trabalhistas nessas empresas e visitas técnicas a empreendedores de algumas capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em Brasília, o Mulheres Republicanas promoveu nos dias 5 e 6, o 8º Encontro das Secretárias Estaduais com o tema “Mais mulheres eleitas em 2020”.

A meta é uma só: eleger mais mulheres para ocupar vagas nas câmaras municipais e nas prefeituras de todo o país.

Na quinta-feira, por iniciativa da deputada federal Rosangela Gomes, secretária nacional do Mulheres Republicanas, foi realizada uma Sessão Solene, na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia da Conquista do Voto Feminino.

Rosangela Gomes destacou que é preciso garantir mais espaços para as mulheres na política e frisou que o Republicanos é um partido que tem trabalhado incansavelmente para atingir essa meta. “Saí da comunidade do Cobrex, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e fui valorizado pelo Republicanos, pelo partido do presidente Marcos, que me chamou e falou: “Quero você em Brasília, defendendo política para as mulheres no Brasil inteiro”, frisou a coordenadora do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes.

Por Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Reportar Erro