Secretaria do Idoso apresenta resumo de suas principais atividades

Ricardo Quirino lidera a pasta que valoriza e dá dignidade às pessoas acima de 60 anos

Publicado em 07/08/2012 - 00:00

Secretaria do Idoso apresenta resumo de suas principais atividades
Ricardo Quirino lidera a pasta que valoriza e dá dignidade às pessoas acima de 60 anos

Brasília (DF) – Criada pelo Governo do Distrito Federal em 2011 e sob o comando de Ricardo Quirino (PRB), a Secretaria Especial do Idoso vem promovendo diversas ações para a valorização das pessoas acima dos 60 anos. Na programação, a Semana de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, que teve o papel de conscientizar estudantes sobre a importância de respeitar todas as iniciativas voltadas a essa parcela da população.

De acordo com o Estatuto do Idoso nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Nesse sentido, a semana contou com palestras, panfletagem e apresentações educativas de teatro sobre o tema nas escolas.

Para a professora da Escola Classe 13 de Sobradinho II, Yara Rios Mendes de Almeida, o teatro infantil foi fundamental para que as crianças e os adolescentes soubessem que existe uma secretaria dedicada aos idosos e que eles têm um canal para denunciar qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica.

“Se não há a divulgação, não há o conhecimento”, diz a professora. Para ela, essa conscientização permite um alcance muito grande, pois os alunos levarão o que viram e ouviram nas palestras para dentro de casa e para a vizinhança. “A escola é a base de todo trabalho na sociedade”, conclui.

Entre outras atividades da secretaria está a promoção de palestras informativas nas regiões administrativas. Uma delas trata sobre prevenção à osteoporose. Terezinha de Souza Gomes, 67 anos, tem problemas relacionados à perda de massa óssea e gostou dos cuidados que lhe foram recomendados. “É ótimo a gente ter uma orientação para que possamos lidar bem com a doença”, elogia.

Assista ao vídeo:

GDF – Semana do Idoso

Fonte, fotos e vídeo: Ascom GDF

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro