O objetivo é fortalecer o setor pesqueiro do município.
Publicado em 21/4/2015 - 00:00
São Gonçalo (RJ) – Sob a responsabilidade do republicano Vicenildo Medeiros (PRB-RJ), a Secretaria de Pesca de São Gonçalo (RJ) lançará, na segunda semana de maio, o Plano de Ações Estratégicas para ampliar a produção, capacitar os pescadores e organizar o setor pesqueiro no município de forma direta, e indiretamente os outros 12 municípios da região. A expectativa é que o projeto beneficie mais de 2 milhões de pessoas.
O planejamento foi elaborado com base em pesquisas feitas na própria secretaria e outras pastas do governo municipal, além de reuniões realizadas com os presidentes de associações e colônias de pescadores. De acordo com Vicenildo Medeiros, a proposta é uma demostração do compromisso que o PRB tem com o fortalecimento da atividade pesqueira no país e esse empenho não é diferente em São Gonçalo. “Além de aumentar a renda e a qualidade de vida dos pescadores, nosso objetivo é oferecer à população o direito de ter em casa, pescados de qualidade e um preço justo”, declarou.
O plano de ações tem várias frentes de trabalho e prevê a organização das embarcações que, atualmente, não tem um lugar apropriado para ancorar. Outra dificuldade enfrentada é que os barcos não tem identificação apropriada, além da renovação da frota, que também é um dos itens do planejamento. Os pescadores poderão trocar de barco por meio de financiamento subsidiado pelo programa Profota do Governo federal. A parceria será feita com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).
De acordo com o secretário, é preciso investir na capacitação dos pescadores e das famílias. “Pesquisas mostram que o pescador vem perdendo espaço no mercado e os filhos não tem interesse em seguir a profissão. A pesca artesanal faz parte da cultura do país e quando mostramos a eles que estamos empenhados em preservar a profissão, eles enchem os olhos de lágrimas. Eles não querem que isso acabe”, contou.
A proposta consiste em oferecer cursos de mestre de cabotagem, moço de convés e de salvatagem, em parceria com o Sindicato Sidimestres do Rio de Janeiro e a Marinha do Brasil, para custear essas capacitações. Caberá à secretaria municipal de pesca indicar os pescadores e viabilizar a realização dos cursos no município.
Outra prioridade de Vicenildo Medeiros está ligada diretamente ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo. “Pretende-se que pescadores artesanais e aquicultores familiares sejam protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento e possam influenciar a dinâmica econômica do setor pesqueiro ou aquícola na sua localidade”, diz um trecho do plano de ações.
Mercado Municipal do Peixe
Criado na gestão do ex-secretário municipal de pesca de São Gonçalo, atual deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), o projeto para a construção do mercado do peixe do município tem sido umas das principais prioridades da gestão atual de Vicenildo Medeiros. Segundo ele, o projeto andou e está bem adiantado no Ministério da Pesca e Aquicultura. A expectativa é que a construção seja iniciada ainda neste ano.
De acordo com Vicenildo, o estabelecimento será um polo onde a população possa ter peixe fresco com um preço justo e ao mesmo tempo seja um espaço de lazer. Com 21 quiosques distribuídos em 5 andares, além de uma praça de alimentação e um aquário gigante, o mercado do peixe tem como meta aumentar a renda dos pescadores e consequentemente da economia local.
Atuação partidária
Vicenildo Medeiros é presidente do PRB em São Gonçalo e coordena o trabalho do partido em sete municípios da região. O município é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com quase 800 mil eleitores e por ocupa uma posição estratégica. Segundo ele, o PRB quer ampliar a participação na câmara de vereadores e pretende participar ativamente da composição da chapa majoritária nas eleições municipais de 2016.
Ainda de acordo Vicenildo, o partido quer triplicar seu espaço na câmara municipal, atualmente com um vereador. Segundo ele, já existem 32 pré-candidatos prontos para a disputa eleitoral e a meta é chegar aos 40 até outubro deste ano, quando termina o prazo de filiações.
Em 2008, o partido lançou nove candidatos para o Poder Legislativo Municipal e obteve nove mil votos. Já nas eleições de 2012, o número saltou para 40 candidatos e 24 mil votos. “Nossa meta, agora, é crescer cada vez mais. Pelo menos tentar acompanhar o crescimento que o nacional teve em 2014, que foi de 30% na votação”, destacou.
Texto: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Roberto Ribeiro
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.