Sales comemora aprovação de projeto que proíbe eliminação injustificada de cães e gatos

A ideia é incentivar a adoção desses animais por meio de convênios do setor público com entidades de proteção animal

Publicado em 12/2/2017 - 00:00

roberto-sales-prb-pl-proibe-eliminacao-injustificada-de-caes-e-gatos-foto-socorro-araujo-10-02-17
Segundo Roberto Sales, a ideia é incentivar a adoção desses animais por meio de convênios do setor público com entidades de proteção animal

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) comemorou a aprovação do Projeto de Lei nº 3490/2012, que proíbe a eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres. O texto foi aprovado no último dia 8 de fevereiro pelo Plenário da Câmara.

“A aprovação desse projeto é um avanço e não poderíamos deixar com que práticas tão brutais, como a interrupção da vida dos animais, sigam adiante”, comemora Sales, que foi relator da matéria na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A ideia do projeto, segundo o republicano, é incentivar a adoção desses animais por meio de convênios do setor público com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais.

Projeto

Em casos graves, a proposta admite a realização de eutanásia nos animais nos casos de doenças graves e enfermidades infectocontagiosas incuráveis. A morte do animal, no entanto, só será autorizada com aval de laudo técnico e exames laboratoriais que comprovem a doença.

Os animais capturados que não tiverem doenças graves serão colocados à disposição de entidades de proteção aos animais. E quem descumprir a norma estará sujeito às penas da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Roberto Sales completa: “Ao proibir a eliminação de cães e gatos capturados sem doenças graves, a intenção é equipar o poder público com ferramentas que não impliquem maus-tratos aos animais”.

Caso vire lei, a norma entrará em vigor 120 dias após sua publicação.

Texto e foto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales, com informações Agência Câmara

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend