Rótulos de embalagens de resíduos sólidos informarão postos de coletas

Rótulos de embalagens de resíduos sólidos informarão postos de coletas

Publicado em 09/05/2013 - 00:00

Rótulos de embalagens de resíduos sólidos informarão postos de coletas

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8), Projeto de Lei 2433/2011 de autoria do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR). A proposta exige que fabricantes e importadores coloquem texto informativo em rótulos e embalagens de produtos geradores de resíduos sólidos sobre a importância de sua entrega em postos de coleta específicos.

Segundo o deputado, a ausência dessas informações dificulta a colaboração dos consumidores, que são parte essencial para o êxito do sistema de preservação ambiental. “As pessoas não sabem ao certo onde deve descartar produtos que fazem parte do sistema de logística reversa, como lâmpadas e eletroeletrônicos e seus componentes”, explicou.

Na avaliação do parlamentar, é preciso deixar claro a importância ambiental do descarte desses produtos geradores de resíduos sólidos em postos de coleta específicos. “O melhor lugar para colocar essas informações é, sem dúvida, nos rótulos e embalagens dos próprios produtos. Fico muito feliz em saber que meus colegas compartilham da mesma ideia ao aprovar meu projeto nesta comissão”, enfatizou.

A logística reversa

É o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para outra destinação. 

Texto: Ana Larissa Albuquerque – Ascom deputado Jhonatan de Jesus, com edição da Ascom Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro