Rogério Cruz quer mais acessibilidade para pessoas ostomizadas em sanitários públicos

Iniciativa objetiva assegurar, promover e proteger as condições de acessibilidade.

Publicado em 12/09/2014 - 00:00

Rogério Cruz quer mais acessibilidade para pessoas ostomizadas em sanitários públicos

 

Goiânia (GO) – A Câmara Municipal de Goiânia analisa projeto de lei do vereador Rogério Cruz (PRB-GO) que assegura maior acessibilidade das pessoas ostomizadas ao uso de banheiros públicos. O texto prevê a instalação de equipamentos adequados para a prática higiênica e que atendam às necessidades especiais de pessoas ostomizadas em todos os sanitários públicos e de uso público localizados em aeroportos, rodoviárias, cinemas, teatros, igrejas, postos de saúde, hospitais, shoppings centers, centros comerciais e prédios públicos.

“O objetivo desta iniciativa é assegurar, promover e proteger as condições de acessibilidade das pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e a cidadania plena e efetiva, conforme estabelece o Tratado Internacional de Direitos Humanos”, destacou Rogério Cruz.

Pacientes ostomizados são aqueles que por serem portadores de doenças crônicas degenerativas ou por algum outro motivo, são submetidos a uma cirurgia que exterioriza a alça intestinal ou o ureter na parede do abdôme. Por isso, os pacientes usam uma bolsa onde as fezes são depositadas. Pacientes portadores de traqueostomia e os que usam catéters ou sondas, também são considerados.

 

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal de Goiânia
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado

Reportar Erro
Send this to a friend