Rogéria Santos participa da 4ª edição do evento Musa Negra

Em seu discurso a republicana ressaltou a importância dos 16 dias de Ativismo em Combate à Violência Contra Mulher

Publicado em 01/12/2017 - 00:00

Rogéria Santos participa da 4ª edição do evento Musa Negra
Evento aconteceu no Cine Teatro Solar Boa Vista localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, realizado no último domingo (26).

Salvador (BA) – A vereadora Rogéria Santos (PRB) participou do evento Musa Negra em sua 4ª edição, no Cine Teatro Solar Boa Vista localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, realizado no último domingo (26).

No mês que promove reflexão sobre o fim do preconceito racial, através do Dia Nacional da Consciência Negra, o Teatro Solar Boa Vista transformou-se em passarela no desfile Musa Negra 2017. Homens, mulheres e crianças negras, de vários bairros de Salvador e outras regiões da Bahia, encantaram o público com muita beleza, simpatia e empoderamento. As candidatas concorrem nas seguintes categorias: Infantil (5 à 11 anos), Infanto Juvenil (12 à 15 anos), Juvenil (16 à 18 anos), Adulto (19 à 35 anos), Musa negra Internet e Musa Negra Popularidade. A novidade deste ano foi à inclusão de três novas categorias no desfile, são estas: masculina, máster (mulheres acima de 36 anos) e plus size.

“Este movimento possui um alto grau de relevância na vida dos candidatos, pois através dele muitas mulheres que outrora se sentiam desvalorizadas por serem negras, reconheceram sua beleza e seu valor”, afirmou Jude Melo, coordenadora do Musa Negra na Bahia e também coordenadora do PRB Juventude em Salvador.

O movimento cultural Musa Negra

O Movimento Cultural Musa Negra foi fundado por Adriana Miguel, em 2009, no Rio de Janeiro. A proposta deste movimento é lutar pela igualdade social e racial da mulher negra, além de proporcionar empoderamento à estas. Atualmente o movimento cultural é coordenado por Cristiane Silva, no Rio de Janeiro e por Jude Melo no Estado da Bahia.

Antes do evento as candidatas passam por um processo preparatório com dicas de moda, postura corporal, estética, automaquiagem, indumentária negra e oficinas de turbante, além de participar de palestras sobreEmpoderamento Negro e sua Cultura, Empreendendo e Cuidando da Minha Carreira e Mídias Sociais.

Rogéria Santos enquanto legisladora da capital mais negra do Brasil e madrinha do Movimento Cultural Musa Negra compreende a importância de projetos que valorizem os negros. Em seu discurso a republicana ressaltou também sobre a importância dos 16 dias de Ativismo em Combate à Violência Contra Mulher. “Li uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e me entristeci muito ao saber que Salvador lidera este ranking, por isto o meu pedido nesta tarde é que cada pessoa se posicione como guardião de uma mulher, porque estas precisam da nossa ajuda no combate à violência que estas têm sofrido constantemente”, declarou a vereadora do PRB.

16 dias de ativismo em combate à violência contra mulher

Em todo mundo iniciou-se a campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência. Aqui no Brasil o movimento teve inicio no dia da consciência negra, 20 de novembro, a fim de ampliar a luta para destacar o racismo como violência na vida de mulheres negras.

No dia 09 de dezembro a legisladora Rogéria Santos promoverá um ato público em combate à violência contra mulher, às 15h no Dique do Tororó, próximo a Arena Fonte Nova. O objetivo deste ato é único: unir os munícipes da capital baiana com o propósito de combater à violência contra mulher e o preconceito racial.

Texto: Priscila Andrade / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Fotos: Monalisa Pereira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro