Rogéria Santos inicia ciclo de palestras pelo fim da violência contra mulheres

O objetivo é conscientizar, alertar e instruir o público feminino quanto as formas de abuso

Publicado em 27/11/2017 - 00:00

Rogéria Santos inicia ciclo de palestras pelo fim da violência contra mulheres
O objetivo é conscientizar, alertar e instruir o público feminino quanto as formas de abuso

Salvador (BA) – A vereadora Rogéria Santos (PRB-BA), membro da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, iniciou um ciclo de palestras instrucionais em combate a violência contra a mulher. O objetivo é conscientizar, alertar e instruir o público feminino quanto as formas de abuso, que podem ser caracterizados pela violência patrimonial, sexual, física,  moral e psicológica.

A republicana destaca que apenas no primeiro semestre de 2017, o estado da Bahia registrou mais de 23 mil casos de violência contra as mulheres.

“Muitas pessoas ainda têm dificuldades em identificar os tipos de abusos que acometem as mulheres e, é isso que a palestra propõe. O nosso objetivo é fazer com que as mulheres identifiquem as formas de violências, conheçam as maneiras ter o atendimento e socorro, em caso de violência, e ainda protegerem as outras, bem como as meninas, que também precisam dessa deste cuidado, pois a violência contra meninas também vem crescendo assustadoramente”, explicou Rogéria Santos. 

Para Fabiana Trindade, participante da ação “essa é uma temática que não pode cair no esquecimento, porque a violência contra a mulher não pode ser considerada normal e comum. É necessário que haja essa conscientização para a população, porque a mulher é o alicerce da família, é muito importante que se tenham esses debates sempre”, disse.

A primeira palestra foi realizada na comunidade de Brotas, compondo a primeira ação da “Operação de Combate a Violência Contra a Mulher: Não Aceita Que Dói Menos”. Ao longo dos 16 Dias de Ativismo, a legisladora ainda participará de mais ações que acontecerão em comunidades da capital baiana.

Sobre a campanha global

A campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres surgiu em 1991, por mulheres de países diferentes, reunidas no Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL) com o intuito de promover o debate e denunciar as mais diversas formas de violência contra o público no mundo. O período escolhido tem início em 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finaliza no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, a mobilização se inicia no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, ampliando a luta para destacar o racismo como violência na vida de mulheres negras. Neste ano, os 16 dias adotou o lema “Não deixar ninguém para trás: acabar com a violência contra as mulheres e meninas”, em referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cor de representação da campanha é laranja.

Ato público

No dia 09 de dezembro, às 15h, acontecerá o Ato Público de Combate a Violência Contra a Mulher. A ação acontecerá com o apoio da vereadora Rogéria Santos e terá innício com a Marcha do Turbante, para promover o empoderamento feminino e ressaltar a luta das mulheres contra a violência.

Texto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Foto: Priscila Andrade

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend