Marcos Jorge destaca ações do MDIC para impulsionar indústria brasileira

Marcos Jorge destaca ações do MDIC para impulsionar indústria brasileira

Ministro participou de abertura do Encontro Nacional da Indústria (Enai)

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge (PRB), participou, nesta terça-feira (3), da abertura do 11º Encontro Nacional da Indústria (Enai), que aconteceu em Brasília. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Enai é o mais importante evento do setor, com a participação de cerca de dois mil participantes, entre presidentes de federações estaduais, de sindicatos e de associações setoriais, autoridades dos poderes da República, e especialistas de renomadas instituições nacionais e internacionais. O presidente Michel Temer também participou da cerimônia.

Em seu discurso, Marcos Jorge ressaltou as entregas do MDIC para o setor industrial e para a facilitação do comércio exterior, como o Portal Único de Comércio Exterior. “O módulo de exportações está em pleno funcionamento e, até outubro, vamos lançar o módulo de importações. São medidas importantes para reduzir a burocracia e simplificar o comércio”, disse. Segundo o ministro, o Portal Único simplificou os trâmites para as vendas externas, eliminando documentos, etapas e exigências governamentais, o que reduziu em 40% o prazo para exportações.

Marcos Jorge também mencionou a Agenda Nacional para a Indústria 4.0, lançada pelo governo federal. Ele ressaltou que as medidas incluem linhas de crédito de R$ 9 bilhões para modernização do nosso parque fabril, inclusive das pequenas e médias. “Já é consenso em todo o mundo que as inovações da indústria 4.0 serão um marco no processo produtivo global. E não há porque temer este avanço no Brasil”, ressaltou. “É certo que em pouco tempo nossa indústria passará por uma profunda transformação, que trará enormes benefícios sobre a redução de custos, aumento da produtividade, do controle sobre os processos produtivos”, comentou.

Segundo o ministro, o Programa Brasil Mais Produtivo, que até o ano passado atendeu cerca de três mil empresas que aumentaram a produtividade média em 52%, passará a integrar a Agenda para a Indústria 4.0 com novas edições que vão trabalhar a eficiência energética, a digitalização e a conectividade das empresas. “Haverá novos atendimentos no eixo Digitalização e Conectividade (DC), ação que congrega esforço do programa para a Indústria 4.0. O foco é aumentar a produtividade e aperfeiçoar a gestão da produção com o auxílio da aplicação de sensores nas linhas de produção”, explicou.

Também participaram do evento o presidente da CNI, Robson Andrade, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o ministro do Trabalho e Emprego, Helton Yomura, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco e o secretário-geral da Presidência da República, ministro Ronaldo Fonseca.

O presidente Michel Temer destacou que o diálogo com entidades como a CNI é importante para o governo e destacou medidas tomadas pelo governo federal nos últimos dois anos que recolocaram o Brasil na rota do crescimento, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos gastos públicos, a reforma trabalhista e a reforma do Ensino Médio.

Números da indústria

Em 2017, o setor produtivo respondeu também por 21% do PIB nacional, contribuindo com mais de R$ 1,2 trilhão. A indústria nacional é responsável por empregar quase 10 milhões de brasileiros e responde por 51% das exportações brasileiras.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.