Republicanos debatem insegurança no transporte público

Encontro teve como chamar a atenção da sociedade e autoridades para o aumento da violência nos coletivos no município do Recife

Publicado em 27/3/2017 - 00:00

professora-ana-lucia-rinaldo-junior-prb-inseguranca-no-transporte-publico-do-recife-foto-ascom-27-03-17-01
Encontro teve como chamar a atenção da sociedade e autoridades para o aumento da violência nos coletivos no município do Recife

Recife (PE) – Os vereadores Professora Ana Lúcia e Rinaldo Júnior, ambos do PRB, participaram na sexta-feira (24) da audiência pública “A insegurança e a violência para os usuários e trabalhadores do transporte público no Recife”. O encontro aconteceu na Câmara Municipal.

Proposto pelo vereador Rinaldo Júnior, o debate teve como chamar a atenção da sociedade e autoridades para o aumento da violência. “Eu espero que dessa audiência saiam respostas e proposições para que as estatísticas da violência diminuam nos coletivos diminuam”, pontuou.

Benilson Custódio, representante do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Região Metropolitana, Mata Sul e Norte de Pernambuco, relatou o aumento da violência nos coletivos no município de Recife. “Estamos vivendo tempos difíceis. Todo mês são contabilizados vários assaltos e os números cresceram assustadoramente. Em janeiro de 2016, foram 175 assaltos. Já em janeiro de 2017, 345. Em fevereiro de 2016, 75 ocorrências. Em 2017, foram contabilizados 329. No mês de março do ano passado foram 148 e até o presente momento são 268. São dados obtidos pelos boletins de ocorrência e isso inspira grande preocupação”, apresentou.

professora-ana-lucia-rinaldo-junior-prb-inseguranca-no-transporte-publico-do-recife-foto-ascom-27-03-17-02Segurança da mulher

Também presente ao encontro, a vereadora professora Ana Lúcia (PRB) destacou a situação de vulnerabilidade das mulheres em relação a violência nos ônibus. “Somos o terceiro transporte mais caro do país, sem conforto e qualidade. Além disso, as mulheres ficam expostas à insegurança. Precisamos pensar em um plano de combate e cobrar da gestão e dos órgãos competentes que enfrentem de verdade a violência”, enfatizou a republicana.
Bilhete

Outro assunto que ganhou destaque foi o uso do bilhete eletrônico. Para Bernardo Braga, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, o sistema de bilhetagem eletrônica é eficiente e seguro. “Facilita o embarque e desembarque e reduz o uso do dinheiro em espécie”. Já para Ricardo Timbal, do departamento Jurídico do Sindicato dos Rodoviários, a extinção dos cobradores não vai amenizar o problema, mas vai transferir o ônus da violência para o usuário.

Dossiê

O representante do Sindicato dos Metroviários, Getúlio Basílio, entregou ao vereador Rinaldo Júnior uma compilação dos problemas encontrados no transporte metroviário entre 2014 e 2015; “Foram assaltos, homicídios, depredações do sistema, irregularidades ambientais, e ainda faltam condições de trabalho para os funcionários”, disse.

“Tudo o que aconteceu aqui também será documentado, e todos os vereadores receberão uma cópia desse documento, onde constarão proposições e medidas para acabar com essa violência”, completou Rinaldi Júnior.

Participantes

Participaram do debate a presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo, Mary Menezes, o representante do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, e o delegado da Secretaria de Defesa Social, Joel Venâncio, além de sindicalistas, funcionários e usuários do transporte público da cidade do Recife.

Texto e foto: Anabelli Cavalcanti / Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend