Republicano dá continuidade a palestras sobre osteoporose no DF

Ricardo Quirino leva especialistas à cidade do Gama

Publicado em 02/08/2012 - 00:00

Republicano dá continuidade a palestras sobre osteoporose no DF
Ricardo Quirino leva especialistas à cidade do Gama

Gama (DF) – Cerca de 170 idosos da Associação Maria da Conceição (ASMAC), da cidade do Gama, receberam a palestra sobre “Prevenção à Osteoporose”,  doença crônica causada pela redução de cálcio nos ossos. A iniciativa dá continuidade a uma série de projetos da Secretaria Especial do Idoso, comandada por Ricardo Quirino (PRB-DF).

A palestra foi ministrada pela chefe do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso (NAISI), Dra. Helenice Gonçalves, que alertou a todos os presentes sobre os métodos de prevenção a essa doença que reduz progressivamente a quantidade de massa óssea,  deixando os ossos fracos, finos, ocos e sujeitos à fraturas.

“A osteoporose é uma doença silenciosa, quando a pessoa descobre, muitas vezes, já está em um estágio avançado ou quando ocorre alguma fratura”, declarou a especialista. De acordo com ela, para prevenir a doença, deve-se reduzir ao máximo os fatores que aceleram a perda óssea, que tem início após os 30 anos. A pessoa deve ter uma estrutura alimentar saudável e equilibrada, desde a formação do feto até a fase adulta.

“Cálcio e vitamina D, banho de sol, no mínimo de 15 minutos diários até às 10h da manhã, e exercícios físicos regulares contribuem para ter ossos fortes”, orienta Dra. Helenice.

A participante, Maria José Santos, de 73 anos, comentou que “é sempre bom ter orientação de como deve ser o nosso comportamento com a alimentação e a prática de exercícios físicos. Através dessa palestra aprendi o que se deve colocar em prática para prevenir a osteoporose”, disse a aposentada.

Também estava presente o administrador do Gama, Márcio Palhares; o representante da Secretaria do Entorno, Arimatéia; e a Presidente da ASMAC, Maria José Rezende.

Conheça alguns cuidados para portadores da doença

Realizar exame oftalmológico regularmente; usar sapatos com sola antiderrapante; se tiver tapetes, que sejam presos no chão; evitar pisos muito encerados ou molhados. A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos, ou seja, adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos). Os médicos indicam dois copos de leite desnatado e uma fatia de queijo branco por dia.

Além disso, os especialistas orientam o consumo de verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve, por exemplo. Evitar carne vermelha, refrigerante, café e sal é fundamental. Não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool também é uma boa medida para conter a doença, conforme os médicos. Quanto às mulheres que entraram na menopausa, elas devem consultar um médico para começar um tratamento especial. A partir de 45 anos, um teste de densitometria óssea já pode ser feito.

“Independente da idade, inicie um programa de exercícios. Pode ser caminhada ou musculação, por exemplo. Entre outras vantagens, isso ajuda a fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e os reflexos, evitando as quedas”, defende Dra Helenice Gonçalves.

Fonte e fotos: Ascom SEI
Edição: Jamile Reis – Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro