Projeto garante nutricionista em estabelecimento que forneça mais de 200 refeições por dia

De autoria de Jutay Meneses, texto aponta critérios para a fiscalização desses estabelecimentos, sempre verificando as instalações, equipamentos usados e condições sanitárias

Publicado em 01/09/2018 - 00:00

Projeto garante nutricionista em estabelecimento que forneça mais de 200 refeições por dia
De autoria de Jutay Meneses, texto aponta critérios para a fiscalização desses estabelecimentos, sempre verificando as instalações, equipamentos usados e condições sanitárias

João Pessoa (PB) – O deputado estadual e candidato à reeleição, Jutay Meneses (PRB-PB), defendeu uma maior participação dos profissionais de nutrição no mercado de trabalho, como forma de garantir mais qualidade de vida à população.

Nesta sexta-feira (31), Dia do Nutricionista, o parlamentar destacou o Projeto de Lei 1960/2018, que trata sobre a fiscalização sanitária das condições de exercício de profissões nos estabelecimentos que forneçam alimentação pronta para consumo humano e determina a presença de nutricionistas em lugares que fornecem mais de 200 refeições por dia. A matéria foi apresentada em parceria com o Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Paraíba.

O texto que já tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba, aponta critérios para a fiscalização desses estabelecimentos, sempre verificando as instalações, equipamentos usados e condições sanitárias. “Nós temos uma luta ao lado dos nutricionistas, pois entendemos a importância dessa profissão para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Defendemos a valorização desses trabalhadores e melhores condições para que desenvolvam as suas atividades”, disse.

Para Jutay, é importante a garantia de uma jornada de trabalho de 30 horas para os profissionais de nutrição. Ele defendeu, ainda, a realização de concurso público na área pelas prefeituras paraibanas, além da participação efetiva do profissional nos acompanhamentos de pré-natal. Outra proposta do deputado é que os nutricionistas estejam presentes nas lojas de suplementos para garantir o uso por parte das pessoas que fazem uso.

“No caso das gestantes, é essencial o acompanhamento de um nutricionista para garantir que a mulher tenha uma gestação saudável e sem problemas que envolvem a questão alimentar durante esse período. Já no caso dos estabelecimentos comerciais a presença do nutricionista contribuirá para que não haja uma venda e, consequentemente, consumação errada de suplementos alimentares”, disse o deputado.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro