Projeto de plantio de eucaliptos é tema de reunião em Pinheiros (ES)

Reunião acontece na sexta-feria (13), com a participação do prefeito Arnóbio Pinheiro (Republicanos) e de representantes da empresa Suzano

Publicado em 11/09/2019 - 00:00

Projeto de plantio de eucaliptos é tema de reunião em Pinheiros (ES)
Reunião acontece na sexta-feria (13), com a participação do prefeito Arnóbio Pinheiro (Republicanos) e de representantes da empresa Suzano

Pinheiros (ES) – O prefeito Arnóbio Pinheiro (Republicanos), o vice-prefeito Paulo Jovanio e a comunidade do distrito de São João do Sobrado, se reúnem, na próxima sexta-feira (13), para discutirem, junto à Suzano, o projeto de plantio de eucaliptos próximo a nascentes que abastecem o distrito e localidades adjacentes. O encontro acontece no Ginásio Poliesportivo do Sobrado, às 16h.

Os moradores estão preocupados com os impactos que a plantação muito próxima a nove nascentes da região pode causar. “Nós não podemos viver sem água. Água é vida. Sobrado pode virar um deserto. Se a gente deixar, vão acabar com nosso distrito”, alertou a aposentada Vera Lucia Pereira Almeida, uma das líderes do movimento de resistência ao plantio inadequado.

Preocupado com a preservação ambiental e, em especial, com a das fontes situadas no distrito, Arnóbio Pinheiro assumiu posição favorável aos moradores, mas os orientou sobre a importância do diálogo com a Suzano, de modo a expor os interesses da comunidade, ouvir explicações técnicas e cláusulas de leis ambientais, para chegar a um acordo. “Podem contar comigo. Não pode haver plantio de eucaliptos perto de nossas nascentes ao ponto de prejudicar o nosso abastecimento. Vamos sentar, juntos com vocês, e discutir isso com a empresa responsável”, disse o prefeito, durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado no domingo (8), no distrito.

Conforme a engenheira florestal Maria José Zakia, o eucalipto exige muita água para sua sobrevivência. Por isso, se cultivado de maneira inadequada, pode não apenas secar as reservas de água subterrâneas mais próximas da superfície – os chamados lençóis freáticos –, como inutilizar o solo. Isso não ocorre se for seguida a legislação ambiental.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Pinheiros

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro