A capoterapia é considerada uma nova terapia corporal, inspirada nos movimentos e gestualidade da capoeira adaptados para às pessoas idosas
Publicado em 4/6/2017 - 00:00
Brasília (DF) – Incluir a capoterapia nas práticas integrativas em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal é o que dispõe projeto de lei de autoria do deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF) aprovado no plenário da Câmara Legislativa, em primeiro turno.
A capoterapia é considerada uma nova terapia corporal, inspirada nos movimentos e gestualidade da capoeira adaptados para as pessoas idosas.
A inclusão da modalidade como prática integrativa, na avaliação do republicano, se justifica considerando que o envelhecimento da população é uma realidade vivida pelos mais diversos países, onde é cada vez maior o número de pessoas que precisam de uma atenção diferenciada e de programas de atividade física.
Para o parlamentar que preside a Frente Parlamentar do Idoso na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a prática da capoterapia só traz benefícios. “Acompanho os idosos que praticam a modalidade há anos e sei o quanto contribui na qualidade de vida e na sociabilidade deles. Não tenho dúvida que a inclusão da modalidade nas práticas integrativas em saúde no âmbito do SUS do DF trará aos idosos nítidos benefícios físicos, sociais e emocionais”, ressalta.
Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Julio Cesar
Foto: Cedida
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.