Professora Ana Lúcia homenageia Balé Popular em Recife

Vereadora também defende que o grupo se torne Patrimônio Imaterial do Recife

Publicado em 13/10/2017 - 00:00

Professora Ana Lúcia homenageia Balé Popular em Recife
Vereadora também defende que o grupo se torne Patrimônio Imaterial do Recife

Recife (PE) – A Câmara Municipal do Recife aprovou votos de aplauso ao Balé Popular, que este ano completa 40 anos de existência. A iniciativa é da vereadora Professora Ana Lúcia (PRB), que também defende que o grupo se torne Patrimônio Imaterial. 

“Em 2007, o balé comemorou 30 anos e em 2017 está comemorando 40 anos. André Madureira, um de seus fundadores, criou ainda a dança brasílica que não apresenta um único ritmo, mas todos que representam o país”, disse a republicana.

História

O Balé foi criado em 1976 pelos André Madureira e seus irmãos e Ariano Suassuna para encenar e representar os folguedos populares nordestinos. Mas em 1977, Ariano Suassuna mudou o nome rebatizando de Balé do Popular do Recife para resgatar a cultura popular de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Além das apresentações de dança também eram feitas fotografias, exposições e espetáculos, entre eles um chamado Prosopopeia para representar folguedos de todo o Nordeste, sendo visto em congressos, parcas públicas.

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal do Recife
Edição: Ascom – PRB Pernambuco

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro