Prefeitura de Caxias mantém parceria com o Instituto Federal do Maranhão

Para o prefeito Fábio Gentil (PRB), o município já tem parcerias com a instituição e a ideia é continuar contribuindo para o crescimento do IFMA/Campus Caxias

Publicado em 09/12/2018 - 00:00

Prefeitura de Caxias mantém parceria com o Instituto Federal do Maranhão
Para o prefeito Fábio Gentil (PRB), o município já tem parcerias com a instituição e a ideia é continuar contribuindo para o crescimento do IFMA/Campus Caxias

Caxias (MA) – O Instituto Federal do Maranhão está realizando a coleta de informações de todos os 26 campus e três unidades avançadas da instituição no estado que irão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos 5 anos , de 2019 a 2023. O documento contará com as diretrizes pedagógicas orientadas das ações institucionais, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas.

Para o prefeito Fábio Gentil (PRB), o município de Caxias já tem parcerias com a instituição e a presença na apresentação do PDI tem o propósito de sinalizar positivamente para que a prefeitura  possa continuar contribuindo. “Já temos uma parceria com a implantação da rede de iluminação pública. Foi pedida agora a implantação de duas paradas de ônibus, sinalização vertical e horizontal para pedestre e já implementamos a linha de transporte urbano. Agora vamos ser parceiros num curso técnico de agropecuária nos PA’s de Caxias. A nossa vinda é para entender o funcionamento do IFMA para que a gente possa atender e estar aptos a ajudar”, lembrou o prefeito republicano.

“É um momento onde a instituição se preocupa com a integração do ensino, pesquisa e extensão. Cada campus tem autonomia orçamentária, financeira, didática e pedagógica. Isso quer dizer que os empenhos orçamentários são feitos pelo próprio campus. Isso é um atrativo para que as empresas possam vir a Caxias para realizar esse trabalho”, destacou Carlos César, pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional.

Da instalação até agora, o IFMA/Campus Caxias vem crescendo a cada ano. As atividades iniciaram em 2010 com 3 cursos técnicos, 160 alunos e 32 servidores. Hoje são mais de 2000 alunos, mais de 100 servidores e 17 cursos.

Para os próximos 5 anos, a instituição projeta muitas outras novidades que serão pleiteadas junto ao governo federal e as representações políticas para oferecer aos alunos mais laboratórios, nova biblioteca, melhorias na infraestrutura, novos cursos e até uma fábrica de água mineral.

“O mais importante é a construção da nossa biblioteca e nosso auditório. Um outro aspecto é a criação de novos cursos, como Técnico de Segurança no Trabalho e Eletrônica e de Agronomia e Ciência dos Alimentos – bacharelado. Temos um sonho também da criação da fábrica de água mineral, estamos com esse projeto arquitetônico para assistir o nosso município e servir de laboratório para os nossos alunos”, destacou João da Paixão, diretor geral do IFMA/Campus Caxias.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro