Prefeito Termosires garante apoio para realização da feira da agricultura familiar

Prefeito Termosires garante apoio para realização da Feira da Agricultura Familiar

Medida visa fortalecer a agricultura familiar por meio de ações articuladas pelas secretarias da Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto

Publicado em 31/07/2018 - 00:00

Prefeito Termosires garante apoio para realização da feira da agricultura familiar
Medida visa fortalecer a agricultura familiar por meio de ações articuladas pelas secretarias da Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto

Formosa do Rio Preto (BA) – O prefeito Termosires Neto (PRB) declarou apoio para à realização periódica da feira da agricultura familiar no município de Formosa do Rio Preto. A afirmação do gestor ocorreu na sexta-feira (27), durante a abertura oficial da 1ª Feira da Agricultura Familiar promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

“O governo municipal dará o suporte necessário para que tenhamos semanalmente esse espaço para comercialização dos produtos dos nossos pequenos produtores. Faz, inclusive, parte dos nossos planos o fortalecimento da agricultura familiar, com ações articuladas por meio das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Políticas Estratégicas”, disse Termosires, enfatizando a importância da parceria com o sindicato.

Termosires elogiou o trabalho da presidente do sindicato. “A presidente Keinha, sua equipe e os agricultores familiares estão de parabéns. Contem com nosso apoio para a realização desse grande sonho da comunidade, iniciativa que movimenta a economia e oferece ao homem do campo uma oportunidade de implementar sua renda”, enalteceu o gestor.

Segunda edição da feira já tem data

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto, Rosicledija Reis – a Keinha definiu, após o prefeito Termosires Neto sinalizar apoio e colocar a administração municipal à disposição para a parceria, e uma nova edição da feira da agricultura familiar acontecerá no dia 4 de julho.

“Fizemos uma edição de muito sucesso e já temos um encontro marcado para o próximo sábado. Temos certeza que vamos ampliar o espaço ocupado e consolidar a feira de Formosa do Rio Preto”, comemora Keinha. Ela agradeceu o apoio do gestor e do secretário de Agricultura Eronides Batalha e confirmou conversa com a administração municipal já na segunda (30) para tratar dos detalhes da parceria.

Para o agricultor familiar Betinho do Ouro, é a melhor notícia dos últimos anos para o pequeno agricultor de Formosa. “Estão de parabéns o sindicato e o prefeito Termosires Neto. Agora, a feira vai dar certo”, diz confiante e empolgado, depois de ter vendido quase toda a produção que trouxe.

Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura da feira, estiveram o presidente da Câmara Municipal, José de Zuza, os vereadores Netinho, Hermínio e Meletinha, a primeira-dama e secretária de Políticas Estratégicas, Ronúbia Setúbal, o secretário de Infraestrutura, João Batista, e representantes de instituições bancárias.

Segundo a organização, mais de 50 produtores participaram da feira que acontece durante todo o dia. Eles vieram de várias regiões do município, entre elas Gerais do Rio Preto, Arroz, Cauã, Retiro, Espírito Santo, Nogueira, Canabrava, Várzea de Dentro, São Marcelo, Mato Grosso e dos arredores do perímetro urbano (Cinturão Verde e Associações).

“Amei tudo, vendi bastante e não perco as outras oportunidades, venho de novo”, assegurou dona Ivone Rocha, da Associação Canadá.

Da Cacimbinha, nos Gerais, vieram três famílias trazendo os produtos da agricultura familiar da comunidade, peças das 15 artesãs e itens da farmacinha caseira.

Chamou a atenção a variedade da produção, uma mostra da diversidade da agricultura familiar em Formosa do Rio Preto. Foram comercializados desde animais vivos, como galinhas, porcos e bodes, até hortaliças, mandioca, bolos, farinha, tapioca, feijão verde, maxixe, quiabo, pepino, doces, mel, abóbora, coco, tomate e diversos outros alimentos. A feira contou também com a participação da Associação Pró-Cultura, com peças de artesanato e produtos caseiros.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend