Prefeito Marcelo Crivella recebe o cargo e dá posse a secretariado no Rio de Janeiro

​”Nós somos o povo do Rio de Janeiro. Nós somos a Cidade Maravilhosa. Nós vamos vencer a crise”, disse Crivella

Publicado em 2/1/2017 - 00:00

marcelo-crivella-prb-posse-foto-luciola-villela-02-01-17
Cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na tarde deste domingo (01/01)

Rio de Janeiro (RJ) – Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na tarde deste domingo (01/01), o prefeito Marcelo Crivella (PRB) recebeu o cargo de seu antecessor, Eduardo Paes, e deu posse a seu secretariado. O prefeito assumiu o compromisso em realizar um governo austero que tem como prioridade cuidar das pessoas e, ao citar cada secretário, destacou as principais questões que serão enfrentadas por eles nos próximos meses.

“Nós somos o povo do Rio de Janeiro. Nós somos a Cidade Maravilhosa. Nós vamos vencer a crise. Com a nossa política, entregaremos uma cidade melhor aos cariocas. Para isso, contamos com a compreensão e o apoio de todos. Chegou a hora de cuidar das pessoa”, disse Crivella, acompanhado da primeira-dama Sylvia Jane.

marcelo-crivella-prb-posse-foto2-luciola-villela-02-01-17No início da solenidade, Crivella recebeu de Paes a chave do sítio histórico da Fortaleza de São João, na Urca, local onde a cidade foi fundada, em um gesto simbólico da transmissão do cargo. Depois, acompanhou Paes até o ex-prefeito deixar o Palácio da Cidade. Em seguida, foi lido o termo de posse, que foi assinado pelo prefeito e pelo vice-prefeito Fernando MacDowell, que também se tornou secretário de Transportes. Logo depois, os demais 11 secretários, o procurador-geral do Município, Antônio Carlos de Sá, e a controladora-geral do Município, Márcia Andréa dos Santos Peres, tomaram posse.

Os secretários Indio da Costa, de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, e Nilcemar Nogueira, de Cultura, discursaram em nome dos colegas. “Nosso desafio é grande, mas assumimos o compromisso de cuidar dessa cidade e assim o faremos. Firmamos esse compromisso com os cariocas que pagam as contas, pagam seus impostos e têm necessidade de saúde, transporte e segurança de qualidade. Vamos entregar uma cidade limpa e gostosa de se viver”, afirmou Indio da Costa.

Para Nilcemar Nogueira, é necessário que a cultura seja amplamente divulgada em todas as áreas da prefeitura. “O Rio de Janeiro é uma capital cultural diversa, com equipamentos ricos e pessoas criativas. E a cultura está presente em todos os setores, seja na saúde, educação, na economia e no trabalho. Precisamos trabalhar de forma articulada em prol de uma cultura na qual tradição e inovação devem caminhar de mãos dadas”.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Paulo Messina falou em seguida. Depois, foi a vez do prefeito. Emocionado, ele fez questão de agradecer nominalmente a presença de diversas lideranças políticas e religiosas que estiveram presentes à cerimônia, entre elas o governador Luiz Fernando Pezão e o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Crivella destacou a importância do diálogo com o governo do estado para temas como transportes e restaurantes populares, comprometeu-se a reduzir a fila de 100 mil pessoas à espera de atendimento de saúde e assegurou que abrirá mais vagas em creches nas áreas mais carentes. Ao falar do papel da Procuradoria Geral do Município, afirmou que o órgão será uma “achadoria” para encontrar mais recursos para os cofres municipais. Enfatizou ainda o papel da Controladoria no combate ao desperdício.

Em homenagem à secretária de Cultura, que é filha de Dona Zica, viúva do compositor Cartola, o prefeito cantou um trecho da música “As Rosas não falam”, do gênio da Mangueira.

Após a assinatura do Termo de Posse pelos empossados, a cerimônia foi encerrada pela Banda da Guarda Municipal, que executou a canção “Meu Rio”, de autoria de Crivella e Carlos Cola, com arranjo do maestro Bruno Rodrigues. A banda também executou o hino “Cidade Maravilhosa”.

Conheça o novo secretariado municipal

Casa Civil – Ailton Cardoso da Silva
Relações Institucionais – Luiz Carlos Ramos
Fazenda – Maria Eduarda Gouvêa Berto
Saúde – Dr. Carlos Eduardo
Educação, Esporte e Lazer – César Benjamin
Transporte – Fernando MacDowell
Desenvolvimento, Emprego e Inovação – Clarissa Matheus
Cultura – Nilcemar Nogueira
Conservação e Meio Ambiente – Rubens Teixeira
Assistência Social e Direitos Humanos – Teresa Bergher
Ordem Pública – Cel. Paulo Amêndola
Urbanismo, Infraestrutura e Habitação – Indio da Costa

Texto:  Fábio Varsano e Flávia David / Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Luciola Villela

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend