Prefeito Marcelo Crivella dá posse à nova comandante da Guarda Municipal do Rio

Nomeação de Tatiana Mendes representa um marco na história da corporação que pela primeira vez será dirigida por um guarda municipal de carreira e mulher

Publicado em 13/1/2017 - 00:00

Prefeito Marcelo Crivella dá posse à nova comandante da Guarda Municipal do Rio
Formada em pedagogia e com especialização em segurança pública, a inspetora Tatiana é uma das 12 mulheres que prestaram o primeiro concurso da GM-Rio em 1993

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) participou, na última quinta-feira (12), da cerimônia da troca de comando da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), que passou às mãos da inspetora regional Tatiana Mendes. Sua nomeação representa um marco na história da corporação, que no próximo dia 30/03 completa 24 anos e, pela primeira vez, é dirigida por um guarda municipal de carreira e mulher. A GM-Rio foi criada em 1993 pelo coronel PM Paulo Cesar Amendola, agora titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

“A inspetora Tatiana será a portadora de todas as justas aspirações da sociedade, pois já atuou nas ruas e conhece bem a realidade e as necessidades de cada um. Costumo dizer que um bom comandante precisa conhecer muito mais do que apenas os rostos dos seus comandados, mas a alma de cada um deles. É importante que o trabalho da Guarda Municipal seja focado na vida e segurança das pessoas. O coronel Luís Cláudio Laviano, que deixa o comando da corporação, parte, mas sua fibra permanecerá”, disse o prefeito.

marcelo-crivella-prb-posse-comandante-da-guarda-municipal-foto-edvaldo-reis-13-01-17Formada em pedagogia e com especialização em segurança pública, a inspetora Tatiana é uma das 12 mulheres que prestaram o primeiro concurso da GM-Rio em 1993, com 1.200 novos guardas contratados. Com uma experiência de 18 anos de magistério, recebeu a missão de dar vida ao Grupamento de Ronda Escolar (GRE). No dia a dia de patrulhamento em escolas do município, a agente logo identificou a necessidade de maior interação com alunos, familiares e educadores, criando um roteiro de palestras para tratar de temas diversos, como a prevenção às drogas.

“É realmente com grande orgulho que estou hoje à frente da GM-Rio. Sou a primeira agente de carreira a chegar ao comando da corporação pela qual vivo e respiro. Também sou a primeira mulher a assumir este posto, o que me traz uma responsabilidade muito maior. Minhas mais de duas décadas na corporação me tornaram preparada para esta missão. Uma guarda forte é aquela que entende que cuidar das pessoas é primordial. E é esse amor que vai fazer com que cada agente crie forças e vença barreiras. Queremos uma corporação ainda mais qualificada e presente na vida dos cariocas”, discursou Tatiana.

Aos 55 anos, a nova comandante terá como uma de suas missões aumentar a presença ostensiva e preventiva dos guardas nas ruas. Atualmente, a GM-Rio conta com 7.500 agentes distribuídos em oito grupamentos especiais, 15 inspetorias, quatro coordenadorias regionais e 11 Unidades de Ordem Pública (UOPs). Maior corporação desarmada do Brasil, foi a primeira do país a implantar sua própria Academia de Formação, onde o efetivo recebe treinamento permanente, além de cursos de capacitação, para se manter atualizado com as ações de segurança pública.

Na atual administração, como parte dos projetos que visam ampliar a presença ostensiva da GM-Rio nas ruas, a Secretaria Municipal de Ordem pública criou o Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, que busca maior integração entre órgãos de segurança do Rio.

“Vamos impulsionar as ações da Guarda Municipal, juntamente com todos os órgãos de segurança do Rio, em prol da população. Essa ação integrada será a grande solução para os problemas de segurança pública, potencializando as atuações de aspecto preventivo e repreensivo, se assim for necessário. Conheço a Tatiana desde que comecei a organizar a Guarda Municipal, em março de 1993. É uma pessoa com grande iniciativa e capacidade de comando. Como líder da Ronda Escolar, fez um trabalho espetacular, com liderança e ações efetivas em prol das escolas que eu não havia sequer pensado”, falou Amendola.

Na Guarda Municipal do Rio há 23 anos, a inspetora Mônica França de Oliveira, de 47 anos, vê na nomeação da Inspetora Tatiana um incentivo para que os agentes da corporação “sonhem alto”, além de ressaltar a importância da mulher. “É um momento histórico para toda a categoria. É um momento muito bom, dentro do qual se cria uma expectativa diante do comando de um guarda municipal de carreira. Isso sempre foi um anseio nosso. Além disso, pelo fato de ser mulher, sua nomeação chega para fortalecer a garra e força que toda mulher tem”, disse.

A cerimônia de troca de comando da GM-Rio aconteceu na sede da corporação e reuniu representantes das forças de segurança do estado e familiares da nova Inspetora-Geral.

Texto: Flávia David / Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend