Brasil será sede do 2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos

O ministro Marcos Jorge (PRB) participará da abertura do evento, que contará com a presença do especialista Bilal Succar, referência internacional no estudo e aplicação do BIM

Brasília (DF) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizam, no dia 27 de novembro em Brasília, o 2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos: BIM na construção pública, dirigido a governos da América Latina interessados em implementar as metodologias e tecnologias BIM em seus projetos. O ministro Marcos Jorge (PRB) participará da abertura do evento, que contará com a presença do especialista Bilal Succar, referência internacional no estudo e aplicação do BIM. O encontro conta ainda com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O objetivo é discutir o funcionamento e a governança de uma rede BIM na América Latina.

O que é BIM

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) consiste em um conjunto de processos e tecnologias dedicados a aprimorar as práticas do setor, beneficiando tanto os contratantes quanto a cadeia de produção.

A adoção do BIM possibilita otimizar o orçamento e o alinhamento entre áreas como fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, assim como a definição e aquisição de materiais. Dessa forma, o BIM reduz erros e riscos, induz o cumprimento de prazos e oferece maior confiabilidade aos projetos, com controle preciso das obras, maior produtividade e economia de recursos.

O BID está impulsionando uma iniciativa que promove o uso do BIM na América Latina tanto em operações de investimento em infraestrutura quanto na geração de políticas públicas para propiciar a transformação digital do setor da construção e assim conseguir ganhos de eficiência e redução de custos.

O papel do Estado é chave para impulsionar a adoção do BIM por meio do seu poder de compra, criando um marco regulatório adequado, facilitando a colaboração entre atores públicos, privados e acadêmicos e desenvolvendo uma oferta de formação nesses temas.

1º Encontro BIM de Governos Latino-americanos

A reunião em Brasilia dá continuidade aos trabalhos iniciados em maio deste ano no primeiro encontro BIM de governos latino-americanos em Santiago do Chile, promovido pelo Comitê de Transformação Digital da Corporação de Desenvolvimento da Produção (Corfo) do governo chileno.

O Planbim – Plano de Implementação do BIM no Chile tem como um de seus objetivos a utilização da metodologia BIM para o desenvolvimento e operação de obras e infraestrutura pública até 2020. Participaram do evento representantes dos governos da Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai, além do Reino Unido, como observador, e do BID.

A iniciativa visou promover a formação de um grupo latino-americano para discutir a implementação do BIM em nível governamental e assim construir uma visão compartilhada em torno do BIM e dos programas de governo que o adotam na região, criar uma rede de colaboração que serve para compartilhar informações, além de explorar objetivos comuns.

Estratégia BIM BR

O Governo Federal, por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), lançou a Estratégia Nacional para Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR), instituída pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018.

Como explicou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, na ocasião, “o BIM é um novo paradigma para a indústria da construção, que pode revolucionar os índices de produtividade, reduzir custos e aumentar a participação do setor no PIB”. Na oportunidade, o ministro também afirmou que ainda é baixa a adoção do BIM. “Por isso, vamos estimular o uso do BIM nas compras públicas, dando maior transparência às licitações e à execução de obras federais”, disse. Entre as medidas previstas estão a difusão do conceito BIM, estruturação do setor público para adoção do BIM e criação de requisitos BIM para compras governamentais, além de capacitação de profissionais e a elaboração e atualização de guias para edificações e infraestrutura.

O governo federal deve estimular a adoção de BIM por meio de programas pilotos envolvendo alguns órgãos públicos. Normas serão revisadas, de forma a melhorar o ambiente de negócios e estimular a atração de investimentos em BIM. “Acredito que podemos e devemos induzir a inovação do setor, com iniciativas que partem do próprio governo. O poder público, como grande demandante de obras, pode assumir o papel de estimular o mercado brasileiro como um todo”, defende Marcos Jorge.

SERVIÇO

Evento: Segundo Encontro BIM de Governos Latino-americanos
Data: 27 de novembro (terça-feira)
Hora: 18h30
Local: B Hotel Brasília, SHN Q. 5 BL J Lote L – Asa Norte

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.