PRB Juventude abraça a campanha “Quem Ama Doa” do PRB Mulher

Campanha “Quem Ama Doa! #BoraReagir ” tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a doação de sangue espontânea

Publicado em 31/5/2017 - 00:00

rosangela-gomes-prb-renato-junqueira-prb-campanha-quem-ama-doa-foto-cedida-30-05-17
Campanha “Quem Ama Doa! #BoraReagir ” tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a doação de sangue e constituir uma cultura solidária de doação espontânea

Brasília (DF) – Em janeiro deste ano, o PRB Mulher criou a campanha “Quem Ama Doa”. A ação movimentou milhares de pessoas em todo o país. E agora, ganhando forças, o PRB Juventude abraçou a ação e, no próximo dia 10 de junho, a mobilização será realizada de forma simultânea em diversas cidades do país para incentivar a doação de sangue. A campanha “Quem Ama Doa! #BoraReagir ” tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o assunto e constituir uma cultura solidária de doação espontânea.

“Nós do PRB Mulher sempre seguimos o lema de que juntas podemos mais, somos mais fortes. Desta forma, porque não aumentar a nossa equipe e atingir um maior número de pessoas com uma ação que deu super certo? Assim, propusemos ao coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, de aliar-se conosco, onde jovens e mulheres possuem força e garra para realizar uma linda campanha. Vai ser um espetáculo!”, relatou a coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue regularmente. O sangue doado por uma pessoa, pode salvar três vidas.

“Com certeza, essa é a primeira de muitas parcerias que irão acontecer com o PRB Mulher. Estaremos sempre juntos para unirmos forças e fortalecer ainda mais as nossas militâncias. É importante mostrar à sociedade que o PRB não é um partido que se interessa somente em votos, que aparece exclusivamente em período eleitoral, mas que se preocupa em conscientizar as pessoas na questão de responsabilidade social”, comentou Junqueira.

O PRB Juventude também já abraça essa causa há muito tempo. O coordenador estadual do movimento no Piauí, Frederico Kaiser Elvas, agora com 33 anos, doa sangue desde os 29. “É uma atitude importante, dar algo precioso que você tem, com o objetivo de ajudar e salvar alguém, haja vista a necessidade que há hoje nos bancos de sangue”, argumentou.

Lá no Ceará não é diferente. Márcio Câmara da Cruz entende bem a importância de ser um doador. “A consciência de que eu posso ajudar mais de uma vida, ou seja, doar um pouco de mim e fazer o mínimo por muitos é sem dúvidas muito interessante e gratificante”, relatou o coordenador estadual do PRB Juventude.

arte-quem-ama-doa-prb-arte-carolina-ribeiro-31-05-17A coordenadora Estadual do PRB Mulher no Piauí, Francinete Maia, está muito feliz com a união. “O PRB Mulher e o PRB Juventude são uma combinação perfeita. Essa aliança veio para somar os trabalhos das causas sociais do partido. A junção da força da mulher com a criatividade e energia dos jovens resultará em grande sucesso”, finalizou.

A mobilização nacional para doação de sangue entre os movimentos do PRB, acontecerá em sua maior parte no próximo dia 10 de junho. Entretanto, em alguns lugares devido a disponibilidade dos bancos de sangue será em dias diferente. Procure a seu coordenador (a) do seu estado para saber a data da ação no local. Participe!

Requisitos básicos para doação de sangue

• Caso tenha entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.

• Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

• Ter peso igual ou superior a 50 kg;

• Estar alimentado, mas evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Impedimentos temporários

• Estar bem de saúde. Caso esteja gripado, resfriado, com febre, esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

• Período gestacional;

• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

• Amamentação;

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

• Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

• Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Critérios definitivos de impedimento para doação de sangue

• Hepatite após os 10 anos de idade;

• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

• Uso de drogas ilícitas injetáveis;

• Malária.

Texto: Priscila Praxedes / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Cedida

Arte: Carolina Ribeiro / Ascom – PRB Mulher Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend