Por iniciativa de Cleber Verde, Câmara homenageia juiz maranhense

Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida foi um dos agraciados pelos relevantes serviços prestados ao país

Publicado em 24/11/2017 - 00:00

Por iniciativa de Cleber Verde, Câmara homenageia juiz maranhense
Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida foi um dos agraciados pelos relevantes serviços prestados ao país

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados promoveu a entrega da Medalha Mérito Legislativo, na quarta-feira (22), no Plenário Ulysses Guimarães. Por indicação do líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), o juiz maranhense da Comarca de São Luís, Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida, foi um dos agraciados pelos relevantes serviços prestados ao país.

Cleber Verde destaca a carreira do juiz como escritor, professor da Universidade Federal do Maranhão e escritor, poeta, compositor, dramaturgo e roteirista. “Eulálio é autor do livro Vidas Profanas que inspirou um espetáculo teatral e está prestes a virar filme. É membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e doutor em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Possui todas as qualidades que o credenciam para receber uma das mais importantes honrarias do país”, disse o deputado.

O juiz José Eulálio conta que sua família veio do interior da baixada maranhense, de São João Batista. “Com 7 anos morava no bairro do Desterro, onde era comum presenciar cenas de prostituição. Era uma área de ladrões, estelionatários e de tudo que não prestava. Passei a infância ali, candidato a ser um marginal e sofri muito bullying. Cresci, estudei e me formei com uma ideia fixa na minha cabeça, de escrever sobre tudo o que vi e vivi”, disse o agraciado.

Com a apresentação da peça “Vidas Profanas”, que foi sucesso de publicação, o teatro arrecadou mais de duas toneladas de alimentos, que foram distribuídos para a comunidade do desterro e o Asilo de Mendicidade. “O livro conta a história de mulheres que vivam uma vida que parecia fácil, mas que era muito difícil. Estamos falando de mulheres decaídas e consideras desonestas, que sonhavam em ser chamadas de donas de casa e rainhas do lar, mas morreram pobres e abandonas”, conta o juiz Eulálio.

Sobre a Medalha Mérito Legislativo

Criada em 1983, a condecoração destina-se a distinguir e a homenagear autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Texto: Mônica Donato / Ascom da Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend