Por iniciativa de Arimateia, colegiado celebra Dia Mundial da Saúde na Bahia

Planejamento familiar, miocardiopatia dilatada e a gestão do (SUS), foram alguns dos assuntos explicados

Publicado em 8/4/2014 - 00:00

Deputado José de Arimatéia (PRB-BA)
Deputado José de Arimateia (PRB-BA)

Bahia (BA) – Planejamento familiar, miocardiopatia dilatada e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), foram alguns dos assuntos explicados de forma minuciosa na manhã desta terça-feira (8), através de um amplo debate realizado por profissionais renomados da área. O ato surgiu em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado na última segunda-feira (dia 7).

O proponente do evento foi o deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), que como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, buscou apresentar a comunidade baiana informações referentes a relevância de se adotar uma mentalidade preventiva à doenças. “Estamos na semana do Dia Mundial de Saúde, mas precisamos despertar as pessoas a todo o momento sobre a importância da prevenção de doenças. Precisamos abandonar a cultura de esperar o estabelecimento delas para tratá-las”, alertou Arimatéia.

Na oportunidade o ginecologista, obstetra e PHD em planejamento familiar, Flávio Costa Pereira, explanou sobre reprodução humana, falou sobre o funcionamento de todos os métodos contraceptivos e discorreu sobre a repercussão da vacina contra o HPV numa perspectiva de uma à duas décadas da fatura geração. “Acredito que falte uma educação apropriada, um interesse e um entendimento das pessoas em torno de seus direitos. Quero informar aqui, que tudo isso já é acessível na Atenção Básica”, pontuou.

Pela primeira vez na Assembleia Legislativa da Bahia, desde que assumiu a Secretaria Estadual de Saúde, Washington Couto, fez uma explanação detalhada sobre o funcionamento da Gestão do SUS, e falou dos avanços do setor, especialmente no número de leitos, que segundo ele triplicou, e está se ampliando em mais 19 municípios baianos. “É gratificante está aqui nessa manhã com o foco em promover saúde, essencialmente a preventiva”, relatou o titular da pasta.

Segundo informações do cardiologista, Luiz Pinho, a miocardiopatia dilatada – uma dilatação ventricular progressiva, com redução de função ventricular esquerda ou de ambos – mais de 14% da população de meia idade e idosa apresenta algum grau de disfunção esquerda assistomática.

Ainda de acordo com o cardiologista a principal causa da miocardiopatia dilatada no Brasil e na América Latina é a doença de Chagas. “Se você tiver sentido com frequência uma intolerância aos esforços, falta de ar, palidez, distúrbios neurológicos são sinais da doença ou não, que devem ser investigados de perto por um especialista”, advertiu Pinho.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend