Iniciativa da vereadora Cristina Sousa visa garantir o ensino da Língua Brasileira de Sinais na formação destes servidores de segurança pública no estado
Publicado em 20/11/2019 - 00:00
Florianópolis (SC) – O ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a policiais civis de Santa Catariana é um dos objetivos da vereadora Cristina Sousa (Republicanos), do município ode São Jose, que já conseguiu inserir a prática na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e na Secretaria de Administração Prisional do estado.
O assunto foi tratado na segunda-feira (18), em visita da vereadora e o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Deonísio Schmit, primeiro surdo doutor em linguística do Brasil, e da intérprete Jéssica Cardoso à Delegacia Geral da Polícia Civil, em Florianópolis.
Eles foram recebidos pela delegada geral em exercício, Ester Fernanda Coelho. A delegada assistente, Giovanna Depizzolatti, também participou do encontro.
A expectativa, segundo Cristina, é que o curso de Libras seja oferecido a partir de 2020, o que será tratado pela delegacia geral. O objetivo é melhorar o atendimento da população de surdos nas delegacias de polícia do estado.
“Acessibilidade comunicacional para as pessoas surdas é importante em todos os âmbitos, pois traz dignidade e respeito para estas pessoas, que por muito tempo ficaram às margens do esquecimento”, ressalta Cristina Sousa.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco), com informações e foto da Ascom – vereadora Cristina Sousa
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.