Os cursos contemplam diversas áreas
Publicado em 27/2/2014 - 00:00
Boa Vista (RR) – O Ministério da Educação (MEC) já definiu a quantidade de vagas que serão ofertadas no 1º semestre pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec), solicitadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para os pescadores de Roraima. Ao todo, são 236 que devem ser distribuídas em vários cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Os cursos serão realizados nos municípios de Boa Vista, Amajarí, Ronainópolis, São Luiz e Caracaraí. Será ofertada capacitação nas áreas de Espanhol Básico; Agente de Projetos Sociais; Condutor de desenvolvimento Sócio-ambiental; Mecânico de Motor a Diesel; Criador de Peixes em Viveiros Escavados; Piscicultor e, por fim, Aquicultor.
As aulas terão duração de até 166 horas por curso e os pescadores terão que ter concluído o ensino fundamental. Além disso, todas as vagas serão destinadas apenas a pescadores que estejam devidamente cadastrados no Registro Geral da Pesca (RGP) junto a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima (SFPA/RR).
Em 2013, a SFPA/RR juntamente com as instituições parceiras, com as Colônias, Associações e Sindicatos da Pesca, realizou levantamento identificando a demanda dos pescadores para a oferta dos cursos. Mais de oitocentas pré-inscrições foram feitas.
De acordo com o Superintendente da SFPA/RR, Marcos Jorge de Lima (PRB-RR), os pescadores poderão se capacitar e aprimorar ainda mais a sua profissão. “Neste primeiro semestre quase um terço da nossa demanda foi contemplada, um grande avanço para o setor. Cabe agora às instituições ofertantes aplicarem os cursos. Trabalharemos para que toda nossa demanda seja atendida nos próximos semestres”, destacou.
Em Roraima, a SFPA/RR é demandante e os cursos serão ministrados pelas instituições ofertantes, sendo elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RR) e Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Texto e foto: Ascom – SFPA/RR
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.